Imagem ilustrativa da imagem Franja cortininha é  o corte do momento
| Foto: iStock

São Paulo - Quem tem um olhar atento ao feed do Instagram já notou que as franjas se tornaram hits da quarentena. Se começaram curtinhas, agora, meses depois, aparecem alongadas e misturadas ao cabelo. O estilo tem nome em inglês: "curtain bangs" ou franja cortininha, em tradução livre. O corte lembra aquele usado pela atriz francesa Brigitte Bardot, em que os fios são divididos ao meio revelando um pedacinho de testa - mora aí a referência do termo.

"Cortamos um dedo abaixo dos olhos e repicamos de forma desconectada para dar o acabamento que melhor se adapte ao rosto", explica o cabeleireiro João Lom, de São Paulo. O comprimento e a técnica facilitam a manutenção, que pode esperar intervalos maiores.

"O aspecto ovalado deste estilo emoldura a face por si só, ainda que o restante dos fios esteja preso. O centro pode ser mais curto do que as laterais ou seguir na mesma linha", completa o cabeleireiro Celso Kamura, de São Paulo, que viu crescer os pedidos pelo look. No ambiente digital, as buscas também inflaram. O Pinterest estimou um aumento de 600% na busca por esse tipo de franja.

Cabelo cacheado pode ter franja?

É claro que sim! "O corte valoriza a textura também dos cacheados e cai bem nos longos ou nos mais curtos - se arredondado, então, ainda ganha um toque de modernidade", explica Kamura. Antes de passar a tesoura, vale conversar com um profissional para entender como se dá o efeito no seu tipo de onda ou cacho.

Como modelar a franja?

Já passou o tempo em que se impunha o acabamento extremamente liso à franja. Não faz sentido dividir estilos em caixinhas de tipos de cabelo. A parte interessante do corte é que ele pode, justamente, variar de acordo com a textura e o volume de cada um.

Para quem prefere estilizar com escova e secador, um protetor térmico e um leave-in de definição ajudam a conquistar o efeito modelado. Já quem tem textura ondulada pode usar o mesmo produto, mas substituir a escova por movimentos manuais de baixo para cima, amassando os fios, ou refazendo as ondas com os dedos. Nos dois casos, evite a raiz para não deixá-la oleosa.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1