Pacientes que tiveram alta hospital pós-Covid e ainda apresentam algum sintoma decorrente da doença podem participar de um programa de reabilitação ofertado por um projeto de pesquisa do Departamento de Fisioterapia da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O programa é destinado às pessoas que passaram por período de internação no HU (Hospital Universitário) de Londrina e que, mesmo após a alta, apresenta algum tipo de sintoma limitante, como dificuldade para respirar ou falta de ar, fadiga, cansaço ou dificuldade que interfere nos afazeres do dia a dia.

As atividades são destinadas, inicialmente, aos pacientes do HU, mas o objetivo é ampliar e oferecer a reabilitação às pessoas que tratadas em outros hospitais da cidade
As atividades são destinadas, inicialmente, aos pacientes do HU, mas o objetivo é ampliar e oferecer a reabilitação às pessoas que tratadas em outros hospitais da cidade | Foto: Isaac Fontana - FramePhoto - Folhapress

O programa consiste em exercícios ambulatorial e domiciliar com duração de oito semanas. No programa ambulatorial, os pacientes devem comparecer ao Ambulatório de Fisioterapia do HU/UEL duas vezes na semana e ainda fazer os exercícios mais uma vez em casa. Já os que não têm disponibilidade de deslocamento, fazem o programa inteiramente em casa, com exercícios três vezes na semana.

A coordenadora do projeto, Vanessa Suziane Probst, professora do Departamento de Fisioterapia, conta que, inicialmente, os pacientes passam por testes para identificar a limitação física e funcional dos pacientes. Após a conclusão do programa de exercícios, serão repetidos todos os testes para identificar se, após o treinamento, eles conseguiram aumentar os resultados e diminuir os sintomas existentes.

O objetivo é comparar os efeitos dos dois programas de exercício de reabilitação pós-Covid. “Esperamos conseguir proporcionar um benefício para o paciente, em termos de ganho físico funcional e também diminuição dos sintomas”, afirma Probst. A professora também explica que, num primeiro momento, serão atendidos somente os pacientes internados no HU/UEL, mas que o intuito é ampliar futuramente a reabilitação para pacientes que tiveram internados em outros hospitais da cidade.

LEIA TAMBÉM:

- Projeto da Uenp ajuda na reabilitação de pacientes pós-Covid

- Fisioterapia pulmonar ajuda na recuperação pós-Covid

FASES

Os exercícios aos pacientes pós-Covid fazem parte da fase 2 do projeto de pesquisa “Perfil populacional, manejo clínico e fisioterapêutico durante internação e pós-alta hospitalar de indivíduos acometidos por Covid-19 hospitalizados no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (HU-UEL)”, iniciado em março deste ano.

A fase 1 ocorre, simultaneamente, com a análise de todas as informações relacionadas ao período de internação dos pacientes com Covid-19, que permaneceram na Enfermaria e na UTI do HU/UEL. O objetivo é descrever o curso da doença desde os tratamentos medicamentoso e fisioterápico, bem como a evolução clínica dos pacientes. Segundo a coordenadora, os dados são levantados desde os primeiros casos de internamento por Covid-19 no HU/UEL, em março de 2020, e deve continuar enquanto a pandemia estiver em curso.

O projeto tem a participação de professores dos Departamentos de Fisioterapia e de Clínica Médica, do CCS, profissionais do HU/UEL, residentes do Programa de Fisioterapia Pulmonar e estudantes do Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação. (Com informações da Agência UEL)

SERVIÇO - Pacientes interessados em participar da reabilitação pós-Covid podem entrar ligar para o Ambulatório de Fisioterapia Respiratória (43) 3371-2252 ou para as participantes do projeto: Jornada Maluf (43) 99856-9575 e Aline Gil (43) 99616-0795

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1