São Paulo - Não são apenas os nossos músculos do abdome, dos braços ou das pernas que ficam flácidos com o passar dos anos. A voz também envelhece e pode mudar. A chamada presbifonia é um processo natural e lento e atinge homens e mulheres a partir de 60 anos.

A fonoaudióloga Ana Léia Safro Berenstein, diretora do Conselho Regional de Fonoaudiologia, afirmou que os órgãos que formam a voz, como a laringe, a língua, a boca e os lábios, são formados por músculos que também envelhecem e perdem a rigidez e a força. "Com isso, a medida que o ar passa, as pregas vocais vibram e produzem um som diferente", afirmou Berenstein, lembrando que a voz pode ficar mais fraca, mais trêmula ou por vezes falha. "Por isso, é comum a gente identificar a idade da pessoa pela voz. É um processo natural. O envelhecimento da voz faz parte do pacote", afirmou a fonoaudióloga.

Entre as recomendações para retardar a presbifobia, a fonoaudióloga recomenda a atividade física, pois aumenta a capacidade respiratória. Ou seja, aumenta o ar que sai dos pulmões. Já o cigarro é um dos grandes vilões para a voz de qualquer pessoa. Ela lembra que as pregas vocais ficam imersas ao muco nasal, e a fumaça do cigarro aumenta a produção desse muco, forçando o pigarro. Isso tudo atrapalha a passagem do ar que dá início à voz, que em fumantes costuma ser rouca e grave.

Para evitar a formação desse muco, a fonoaudióloga recomenda beber água com frequência para hidratar a região da laringe e as cordas vocais. Gritar ou forçar a voz em tom mais alto que o normal também é prejudicial e pode contribuir para a presbifonia, segundo afirmou a fonoaudióloga.

Para avaliar se a presbifonia faz parte parte do processo de envelhecimento natural da pessoa ou é resultado de alguma doença, é necessário uma avaliação clínica com um médico otorrinolaringologista.

Segundo o otorrino Cícero Matsuyama, do Hospital Cema, se o idoso perceber que ficou rouco ou a voz ficou rouca de repente, é necessário fazer uma investigar para saber se o sintoma não é provocado por outro problema, como uma lesão nas pregas vocais ou refluxo gastroesofágico.

Para fechar o diagnóstico, segundo o otorrino,além de uma avaliação clínica para saber os hábitos do paciente, é necessário fazer um exame chamado fasofibrolaringoscopia, que vai investigação toda a região da laringe do paciente.

Se realmente for apenas a presbifobia,a recomendação é fazer terapia com um fonoaudiólogo para melhorar a qualidade da voz. "E se for um nódulo, é melhor tratar o quanto antes para evitar lesões maiores no futuro", afirmou Matsuyama.

Imagem ilustrativa da imagem Envelhecimento da voz pode ser adiado com atividade física