| |

POLÊMICA 5m de leitura

Entenda o que é o chip da beleza

ATUALIZAÇÃO
17 de novembro de 2019

Laís Taine - Grupo Folha
AUTOR

 

Fórmulas milagrosas da juventude sempre atraíram atenção e com o "chip da beleza” não seria diferente. O implante de gestrinona é indicado para sangramento intenso e adenomiose, entre outros, mas tem como efeitos colaterais a tonificação muscular e diminuição da celulite. Por isso, tem se tornado popular principalmente entre as frequentadoras de academia. O hormônio, porém, apresenta resultados masculinizantes, por isso altera o padrão corporal feminino e é nesse aspecto que mora o perigo. O medicamento pode aumentar a oleosidade da pele, gerar queda de cabelo e engrossamento de voz. 

O uso dos implantes de gestrinona para fins estéticos preocupa especialistas; para eles há um risco muito grande quando não utilizado para os fins corretos e alguns efeitos não são comprovados. “Por suspender a ovulação, acaba entrando como contracepção também, mas nesse sentido é polêmico, porque o gestrinona não está entre os métodos contraceptivos utilizados mundialmente respaldados pela literatura científica”, afirma Rebeca Gerhardt, ginecologista e obstetra, que falou sobre o assunto recentemente, na PUC Londrina.

“Essa é uma medicação como outra qualquer, por isso deve ser prescrita por um médico e não tem estudos suficientes para sair recomendando do jeito que está. Tudo que é indicado existe um estudo por trás, coisa que essa medicação não tem, falta muito”, argumenta João Sabino da Cunha Filho, secretário da Comissão Nacional Especializada em Endometriose. Os especialistas apresentam as características da medicação, apontando prós e contras. 

PARA QUEM É INDICADO? 

É pré-requisito já possuir hábitos de vida saudável, como praticar atividades físicas, se alimentar corretamente e ter um bom controle de peso corporal. É indicado para patologias uterinas como: 

Sangramento intenso 

Adenomiose 

Miomatose uterina 

Proteção endometrial 

Melhora do quadro de TPM 

Contracepção 

PARA QUEM NÃO É INDICADO? 

Deve ser utilizado para fins de tratamentos ginecológicos e nunca estéticos, mesmo assim, ainda há restrições para pacientes: 

Diabéticas 

Hipertensas 

Dislipidêmicas 

Obesas 

Sedentárias

EFEITOS COLATERAIS NEGATIVOS 

O gestrinona tem capacidade de atuar na proteína SHBG, aumentando a disponibilidade de testosterona natural da mulher, incluindo características masculinas mais severas. 

Hipertrofia no clitóris 

Engrossamento de voz 

Aumento de acne e oleosidade da pele 

Queda de cabelo 

Alteração no perfil lipídico 

Ganho de peso com retenção hídrica 

Irritabilidade 

Taquicardia 

EFEITOS DA “BELEZA” 

Por ser uma droga com efeitos masculinizantes, algumas características a colocam como “Chip da Beleza”, por modificarem o padrão corporal da mulher. 

Aumento da massa magra 

Melhora da massa óssea 

Diminuição da celulite 

Melhora dos sintomas negativos da menstruação 

Mais energia 

Alteração da libido 

SAIBA MAIS

O implante de gestrinona existe há mais de 30 anos no mercado. No Brasil apenas um laboratório tem a permissão de fabricá-lo

Somente médicos podem indicar, mas para isso eles devem passar por um preparatório do laboratório fabricante 

Não há respaldo científico suficiente na literatura sobre o uso de gestrinona como contraceptivo 

Se tornou conhecido como “chip da beleza” após algumas celebridades terem confessado utilizar o implante 

Em média, são utilizados seis implantes por ano e cada um custa em torno de R$ 600  

 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS