Em 90% das vezes o ronco e a apneia em crianças estão relacionadas à hipertrofia de amígdala e adenóide que podem provocar a respiração bucal. Após o tratamento cirúrgico - quando indicado - é fundamental que os pais busquem um dentista para adequar a boca da criança à respiração nasal. Conforme o ortodontista Guilherme Chueiri, a criança que respira pela boca tem o maxilar e a mandíbula em posições inadequadas. ''É importante usar um aparelho que faz a expansão da maxilar e traz a mandíbula para frente, isso melhora a respiração pelo nariz e abre a passagem para o ar no fundo da garganta'', disse.
Segundo ele, os resultados alcançados são muito positivos e o ideal é que o tratamento ortodôntico seja iniciado antes da pré-adolescência. ''É preciso direcionar o crescimento do osso da mandíbula, por isso depois da idade adulta este tratamento não apresenta os mesmos resultados'', afirmou. Segundo ele, a combinação ronco e criança não pode existir. ''Crianças não podem roncar nunca, nem mesmo a respiração forçada é aceitável. Diante deste quadro os pais devem fazer uma investigação'', alertou.
O tratamento ortodôntico ou ortopédico facial é fundamental para que os resultados da cirurgia sejam plenos. ''Se não fizer este tratamento, a cirurgia não funciona porque a passagem do ar continuará reduzida'', explicou. Diante destes casos, os aparelhos são confeccionados de acordo com a necessidade de cada paciente e o tempo de duração do tratamento é de cerca de três anos. (M.A.)

mockup