Corações podem ser reparados por hidrogel
PUBLICAÇÃO
domingo, 24 de fevereiro de 2013
Mariana Versolato<br>Folhapress 
Uma espécie de "remendo para corações danificados por infarto, desenvolvido por pesquisadores americanos, poderá ser, no futuro, uma opção para ajudar na reabilitação de pessoas com insuficiência cardíaca.
Trata-se de uma mistura à base de músculo ventricular suíno, que sofreu um processo para que todas as células fossem retiradas.
O material foi, então, convertido no que os cientistas chamam de hidrogel.
Ao ser injetado na área necrosada do coração, o material provocaria a melhora na função cardíaca e o aumento do músculo cardíaco.
O hidrogel foi testado em porcos e animais menores, mas, segundo os autores da pesquisa publicada recentemente na revista Science Translational Medicine, os resultados nos animais mostram segurança e eficácia suficientes para que estudos em humanos sejam realizados.
Um ensaio clínico em humanos deve começar ainda neste ano na Europa.
Armação
O material é injetado através de um cateter inserido em uma artéria e conduzido pelos vasos sanguíneos até que alcance o coração. Tudo isso pode ser feito sob sedação, sem anestesia geral.
A matriz extracelular injetada forma uma estrutura em cima da qual as células se organizam. Os autores afirmam que esse arcabouço possa enviar sinais e, ao reconhecê-los, as células-tronco circulantes do corpo encontram base de sustentação e regenerariam o tecido afetado.
Os autores mostram que a matriz causou regeneração cardíaca, mas não detalham o mecanismo. Poucos animais foram testados, diz Luís Gowdak, médico do Incor.
Insuficiência
A insuficiência cardíaca tornou-se um dos principais problemas de saúde pública. Desde a década de 90, estima-se que, a cada ano, dois milhões de casos novos são registrados em todo o mundo. A doença prejudica a habilidade dos pacientes em exercer atividades diárias e profissionais.

