A partir de segunda-feira (5), fiscais do Procon-Ld (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) realizarão uma operação em bares e restaurantes da cidade para verificar o cumprimento da Lei Municipal 12.588/2017. O objetivo é conscientizar e ajudar a prevenir acidentes domésticos com crianças, por meio do uso da Manobra de Heimlich.

Segundo a médica emergencista do Samu Londrina, Jamile Santos Silva do Vale, é comum o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência receber chamados para atendimento de engasgo por alimentos, bebidas ou outros objetos. O maior risco, nesses casos, é obstruir a via aérea que, consequentemente, provoca uma parada cardiorrespiratória por falta de oxigenação.

“Por isso, quanto antes a via aérea for desobstruída, menor será o risco de óbito. Daí a importância de a população também ter o conhecimento da manobra de Heimlich, que é simples e não necessita de outro recurso. Ela é muito eficaz e raramente não tem resposta", ressalta a médica. "Já tivemos caso, que quando chegamos na residência do chamado, a própria mãe já havia feito a manobra de forma intuitiva e a criança já estava chorando”, exemplifica.

PASSO A PASSO

Para ajudar a população a saber o que fazer em caso nestes casos de engasgo, os bares e restaurantes precisam fixar um cartaz explicativo sobre a manobra de desengasgo, em um local visível para todos. O cartaz informativo está disponível no site do Procon.

De acordo com as instruções do cartaz, o primeiro passo da manobra é apoiar o bebê de barriga para baixo e com a cabeça mais baixa que o corpo, tendo o cuidado de manter a boca dele aberta. Em seguida, deve-se aplicar cinco batidas (com a palma da mão) no meio das costas do bebê, na região entre as escápulas.

Depois, é preciso virar o bebê com a barriga para cima, mantendo a inclinação original e a boca aberta, e iniciar cinco compressões no osso do peito da criança, logo abaixo da linha imaginária traçada entre os mamilos. Essa manobra deve ser feita quantas vezes forem necessárias para visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca do bebê ou até ele expelir o que estava engasgado.

Imagem ilustrativa da imagem Como fazer a Manobra de Heimlich
| Foto: Divulgação

VÍDEO

Para ajudar a população a tirar dúvidas sobre o que fazer em caso de obstrução de via aérea por corpo estranho, a médica do Samu e cirurgiã oncológica, Kelly Silva, gravou um vídeo e fez um resumo sobre o assunto. Os interessados podem assisti-lo clicando aqui.

“O ideal é a prevenção e não precisar usar essas manobras, mas em uma emergência, saber como proceder salva vidas, porque s manobras são importantíssimas, mas a população não deve esquecer de acionar o serviço de emergência 192 (Samu) ou 193 (Siate)”, reforçou Silva.

A Sociedade Brasileira de Pediatria disponibiliza um manual sobre acidentes domésticos, que pode ser acessado aqui.

EM ADULTOS

A Manobra de Heimlich também pode ser aplicada. É preciso envolver a pessoa engasgada nos braços, entre a caixa torácica e o umbigo. Fechar bem as mãos, mantendo o polegar fora. Depois, segurar o punho com a outra mão, pressionando com firmeza para cima. Quem está ajudando deve avaliar se a desobstrução foi concluída e se o engasgado voltou a respirar. Se não voltar, é preciso fazer a manobra novamente, até que a pessoa expulsar o objeto do engasgo.

100 ESTABELECIMENTOS

Segundo o diretor-executivo do Procon-Ld, Thiago Mota, durante a semana, cerca de 100 estabelecimentos comerciais devem ser inspecionados. “É um projeto relativamente simples de ser executado, com custo quase zero para os empresários, porque é apenas a colagem de um cartaz, que a Prefeitura de Londrina já fornece gratuitamente pela internet, mas que contém informações de grande impacto para sociedade. Com isso, evitamos a ocorrência de tragédias relacionadas a uma coisa tão corriqueira que é a alimentação”, afirmou.

Caso o bar ou restaurante não tenha fixado o cartaz em seu estabelecimento, as fiscais do Procon vão notificar o comerciante, que terá 30 dias para cumprir a lei. Depois deste prazo, o órgão de defesa do consumidor poderá aplicar multa de R$ 500, como prevê a legislação.

Ação de fiscalização também visa divulgar a Lei Municipal 13.170/2020, que institui em Londrina, que, durante a quarta semana de agosto, devem ser realizadas ações de conscientização e prevenção de acidentes domésticos com crianças.

Isso porque, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a maioria dos acidentes com os pequenos pode ser evitado (90%). Mesmo assim, eles ainda são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. Entre os bebês e crianças de 1 a 3 anos, a maior vulnerabilidade está nos casos de engasgo.

(Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1