A pedagoga Laísa Costa Vieira sempre sofreu com cólicas menstruais, mas em determinada época de sua vida a intensidade da dor aumentou muito. Todos os meses a cólica piorava e a dor era tanta que chegava a causar enjoo e tontura. ''Cheguei ao ponto de ter medo da menstruação seguinte. A situação interferia muito na minha qualidade de vida'', disse.
Foram vários meses até ela descobrir que se tratava de endometriose. ''O médico falou das opções de tratamento e eu acabei optando pela cirurgia''. A videolaparoscopia foi feita em 2008 e de lá para cá a vida de Laísa é outra. ''Foram tirados todos os focos da doença e eu nunca mais tive aquelas cólicas. Sei que é comum as dores voltarem a aparecer, mas no meu caso não foi isso que aconteceu. Minha vida mudou pra melhor depois da cirurgia''.
De acordo com a pedagoga, a pior parte deste processo foi o pós-cirúrgico. ''Apesar da dificuldade da recuperação, eu passaria tudo de novo para ter a qualidade de vida que eu tenho hoje'', destacou. Atualmente Laísa não toma nenhum medicamento específico para endometriose e pensa em engravidar em breve. ''O médico disse que como os sintomas da doença não retornaram, provavelmente eu não terei dificuldade para engravidar''. (M.A.)