São Paulo - Quem está deixando o cabelo crescer sabe como pode ser desafiador dar cara nova ao corte sem mexer altura das madeixas - e voltar à estaca zero - ou enfrentar químicas. Nessas horas, vale tudo: da criação de volume sem mexer na base do cabelo aos truques de styling, que variam o look sem qualquer efeito definitivo.

Imagem ilustrativa da imagem Cara nova ao cabelo sem mexer no comprimento
| Foto: iStock

ASSIMETRIA DOS FIOS

Uma das alternativas possíveis é apostar na assimetria dos fios, caso do corte bob invertido ou do bob repicado. O primeiro é uma versão em que a base reta dá lugar a mechas frontais alongadas, que emolduram o rosto. Ainda pode apresentar certo nível de camadas e até franja. Já o segundo é caracterizado por camadas superficiais sobre uma base reta.

"Se o cabelo for cortado somente com tesouras, dura de 2 a 4 meses. Já com navalhas, será necessária a manutenção com menor espaço de tempo", afirma o cabeleireiro Eliabe Moreira, do Rio de Janeiro. O segredo é aproveitar a textura natural do cabelo para distribuir melhor o volume e potencializar o movimento.

CADA FIO, UMA INDICAÇÃO

Se os fios são cacheados ou crespos, os profissionais ouvidos indicam camadas mais suaves, que servem para acomodar as ondulações. Já quem tem cabelos lisos ou finos pode apostar em um maior ângulo de diferença entre a frente e a nuca, por exemplo, assim a geometria vira protagonista do look.

PARA O DIA A DIA

"Para modelar o cabelo no cotidiano, indico o uso de mousse fixador ou óleo para dar brilho os fios; dois coringas", entrega Moreira. A partir daí, vale soltar a criatividade com as ferramentas que já moram na sua casa.

As onduladas podem trocar o bico normal do secador pelo difusor - os contornos ficarão em evidência. "Já as cacheadas podem brincar com a espessura dos caracóis, fazendo de COG ao dedoliss, ou trocá-los pelo volume poderoso garantido após a técnica blowout", diz a cabeleireira Luciana Cardoso, de São Paulo.

Os modeladores de cachos e triondas vão bem nos lisos. "Indico o uso do spray de sal marinho ao fim para aumentar a textura. Com os fios já frios, borrife e amasse em movimentos verticais, de baixo para cima", ensina.

ACESSÓRIOS SÃO BEM-VINDOS

Tiaras, lenços, presilhas, pentes e faixas estão aí para ajudar - especialmente no day after, como é chamado o dia após a lavagem, em que os fios já perderam definição.

"Combine um produto que reative a textura anterior ou óleo vegetal para desembaraçar as mechas com os dedos. Se necessário, aplique um pouco de shampoo a seco na raiz. Além de ajudar na oleosidade, ele devolve aquele volume de cabelo recém-limpo", finaliza a expert.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1