Palestra virtual sobre “Cânceres de útero, ovário e mama” será realizada nesta quarta-feira (20), às 17h, dentro da programação Outubro Rosa, em Londrina. Os três cânceres têm estimativa de quase 90 mil casos novos em todo o país, neste ano. Falarão sobe o assunto a mastologista da Unidade de Mama do Cismepar, Beatriz Daou Verenhitach, e o ginecologista e obstetra Marcos André da Silva, que atua nas secretarias municipais de Saúde de Londrina e de Ibiporã.

Imagem ilustrativa da imagem Cânceres comuns em mulheres é tema de palestra virtual
| Foto: iStock

A mediação ficará a cargo da enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Priscila Colmiran. Ela adiantou que a palestra trará quais os principais fatores de risco, sinais e sintomas, quais exames são importantes para rastreamento e diagnóstico precoce e como funciona a rede de atendimento no Município. “E, visando a qualidade de vida, o que pode ser feito para minimizar ou reverter os fatores de risco”, completou.

Com transmissão ao vivo pelo Google Meet, a palestra pode ser acessada pelo link https://meet.google.com/siv-bsyw-zps, e não é necessária inscrição prévia. Esta ação é oferecida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com as secretarias municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres. Conta também com parceria do Departamento de Saúde Coletiva da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

A presidente do conselho municipal, Rosalina Batista, explicou que as lives são organizadas pela Comissão de Saúde da Mulher do conselho e, para a Campanha Outubro Rosa, trazem convidados de outras entidades e órgãos para contribuir com orientações que tragam qualidade de vida para a mulher. “Sabemos que muitas mulheres não procuram as unidades de saúde por falta de informação ou de tempo, e também que prevenir e diagnosticar essas doenças são ações muito importantes. Então, que nesta quarta (20) elas assistam a live, tirem suas dúvidas e, quando puderem, reservem um tempo para cuidar de si mesmas. O câncer de colo de útero pode ser 100% prevenido, mas o de ovário é silencioso e demora para mostrar seus sintomas. E temos uma rede municipal pronta com oferta de exames, mas para isso a mulher precisa ir até a unidade de saúde”, frisou.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher do CMDC e servidora da SMPM, Elaine Galvão, o principal objetivo das palestras é transmitir informações, acolher e elucidar dúvidas sobre temas centrais da saúde das mulheres. “Entendemos que a informação é a primeira condição para a adoção de práticas de autocuidado e de acesso à saúde”, disse.

Os temas das palestras virtuais das semanas anteriores foram “Qualidade de vida e saúde da mulher” e “Planejamento reprodutivo”. Na próxima semana, dia 27, o assunto debatido será “Saúde mental e bem-estar”. “Em todos os encontros, contamos com a participação de profissionais especialistas no assunto. Temos a preocupação de levar informações pautadas em evidências científicas, mas procuramos, também, promover um espaço de diálogo e reflexão sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres que comprometem o autocuidado e o acesso à assistência à saúde”, complementou Galvão. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1