A onda de calor intenso que se instalou na região de Londrina nos últimos dias exige atenção especial com a saúde, especialmente dos bebês, crianças e idosos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de 'grande perigo' para todo o Paraná. De acordo com o órgão, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média. O Climatempo alertou que o calorão deve persistir até a próxima quarta-feira (20), quando termina oficialmente o verão. As altas temperaturas, baixa umidade do ar e insolação oferecem riscos graves à saúde.

A pediatra do Hospital São Francisco de Cambé, Karen Gisele Ferreira, explica que a insolação é uma condição séria, provocada pelo excesso de exposição ao sol ou a altas temperaturas, mesmo sob a sombra, e ao calor intenso, que afeta a temperatura corporal e pode causar desordem orgânica grave e até a morte, em casos mais sérios. “A desidratação é outro perigo neste calor, principalmente para crianças pequenas, pessoas acamadas e idosos”, alerta a médica.

Ar-condicionado e ventiladores podem ser usados para o equilíbrio da temperatura. Para se proteger do calorão, é importante, ainda, escolher a vestimenta adequada. A recomendação da pediatra é optar por tecidos frescos e leves, em cores claras, e roupas com fotoproteção. Também é importante evitar a exposição solar entre 10h e 16h e escolher ambientes frescos e arejados para a prática de atividades físicas nos períodos com menor incidência solar, sem esquecer de usar o filtro solar, proteger-se com óculos e bonés, e se hidratar bastante, mesmo sem ter sede.

ALIMENTAÇÃO

Por meio da alimentação é possível amenizar os efeitos do calor intenso, segundo a nutricionista hospitalar, Daniela Bento Nogueira. Ela explica que, em resposta ao aumento da temperatura ambiente, o organismo aumenta a perda de água pela transpiração, contribuindo para o resfriamento do corpo. Por isso, é essencial manter uma hidratação adequada para regular a temperatura corporal e a pressão arterial.

“O indicado é beber, no mínimo, dois litros de líquidos por dia, de preferência água, mas também pode ser água de coco, chá gelado e sucos naturais sem adição de açúcar. Uma dica legal é sempre deixar uma garrafinha de água na bolsa para facilitar o consumo”, orienta a nutricionista.

De acordo com Daniela, a cor da urina pode ser um marcador do estado de hidratação. O ideal é que ela seja abundante, incolor e inodora. Nestes dias de calor intenso, ela recomenda evitar as bebidas alcóolicas, excessivamente açucaradas ou com cafeína. Isso porque, em vez de hidratarem, contribuem para a perda de água corporal. Além disso, o álcool em excesso é um forte agressor do fígado.

No período, a nutricionista orienta para dar preferência ao consumo de frutas, verduras e legumes, alimentos mais refrescantes, que combinam com as altas temperaturas. Ela acrescenta que cereais integrais e carnes magras são mais saudáveis e facilmente digeridos, além de evitarem desconfortos gástricos.

Quanto à forma de preparo, o ideal é variar entre cozidos, grelhados e assados e deixar de lado as frituras, que não combinam com o clima quente, além de serem muito calóricas. Na hora da sobremesa, a nutricionista sugere opções como frutas ou doces à base delas. Os mais indicados são sorvete de fruta no palito, saladas de frutas, frozen, smoothies e gelatinas. (com assesssoria)