Imagem ilustrativa da imagem Beber água a cada 15 minutos previne contra a Covid-19?
| Foto: iStock

Durante o mês de abril do ano passado, no início da pandemia do novo coronavírus, um texto circulou pelas redes sociais destacando que “um fator importante para não contrair o vírus é beber água de 15 em 15 minutos”. Essa "informação" foi desmentida pelos médicos na época, mas ela voltou a aparecer nos famigerados grupos de família, dessa vez com uma arte mais elaborada, como se fosse um comunicado oficial.

O texto ainda diz que “ao molhar a garganta, se o vírus estiver ali, ele irá direto para o estômago e não há bactéria ou vírus que resista ao suco gástrico”. O falso comunicado termina com “se a garganta estiver seca, o vírus vai para o esôfago e, dali, para os pulmões, onde ocorre a dificuldade em respirar. E é o que tem levado várias pessoas a óbito.”

A Folha de Londrina conversou com Walton Luiz Del Tedesco Júnior, médico infectologista que atua na Santa Casa e no Hospital Universitário de Londrina. Ele explicou os vários motivos dessa informação ser falsa.

Beber água previne a infecção?

O infectologista não viu sentido em tal "informação". Ele esclareceu que manter-se hidratado é importante para o organismo como um todo, mas não é um fator de prevenção contra a doença. “O vírus é transmitido pelas vias aéreas, por gotículas, por parte respiratória e, no momento em que ocorre o contato, não há nada que impeça a infecção”. Ele é intracelular, ou seja, se instala na célula e se replica dentro dela. “Ele não vai ficar parado esperando a água controlar para onde ele vai”. O médico ainda reforçou que o suco gástrico do estômago não mata o vírus, já que o estômago não tem nenhum papel protetor justamente pela transmissão se dar por vias aéreas.

A dificuldade em respirar é o único fator que tem levado as pessoas a óbito?

Tedesco Júnior explicou que a inflamação não é só causada pelo vírus, depende também da resposta imune do hospedeiro. Então, são vários os fatores que podem aumentar ou diminuir a inflamação. “A maior parte dos óbitos causados pela Covid-19 é por decorrência de problemas respiratórios, mas não é somente por isso. Pode ser pela falta de ar, pela parte pulmonar, mas também por outros fatores como complicações cardíacas, infarto, arritmias, embolia pulmonar. É uma doença sistêmica, pode afetar vários órgãos”.

Existe um tratamento precoce?

“Infelizmente não existe tratamento precoce”, enfatizou. “A única forma de prevenção é por meio do isolamento social, lavando sempre as mãos com frequência, usando máscara, praticando o distanciamento social e evitando aglomerações. A vacina é o que pode mudar o panorama da pandemia”.

A fala que dispersou essa informação falsa não se vale de argumentos científicos ou dados concretos, característica que deve sempre causar desconfiança. Se você receber uma informação suspeita, não deixe de enviar para o Folha Confere por meio deste formulário (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd38WzlKEa0f0aAzzCO29kF22I7Ii6igmzsIK9I-2L7DCYpFw/viewform) ou utilizando a hashtag #FolhaConfere nas redes sociais.

Supervisão - Patrícia Maria Alves - editora

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1