Imagem ilustrativa da imagem Bate-papo on-line: o acesso aos cuidados paliativos em Londrina
| Foto: iStock

Após o paciente receber o diagnóstico de uma doença sem possibilidade de cura, ainda há muito o que se fazer pela a vida. O plano terapêutico desenvolvido pelos cuidados paliativos tem como base o bem-estar do paciente e como ele e seus familiares podem lidar melhor com a nova rotina. “Os cuidados paliativos não são um processo para acelerar a morte, mas para ressignificar e afirmar a vida, entendendo a morte como um processo natural”, explica a médica paliativista da Unimed Londrina, Raquel Barcelos.

Durante o tratamento, o paciente e seus familiares recebem orientações sobre a situação da doença e o que se pode fazer para amenizar os sintomas decorridos. “Quanto mais cedo iniciar os cuidados, melhor, já que é possível oportunizar mais qualidade de vida durante o processo, aliviando o sofrimento da família e do próprio paciente”, afirma Barcelos.

A assistente social Renata Vallim, que vem recebendo atendimento em cuidados paliativos, divide um pouco dessa experiência. "Eu sou uma pessoa totalmente diferente depois que eu conheci esse trabalho. Antes eu estava muito insegura, até com meus pensamentos. Hoje, não. A visão que me trouxeram e o trabalho incrível que venho recebendo me fizeram acreditar e me convencer de que é um começo de uma vida nova. Eles cuidam da gente por inteiro. Trata o emocional, os medos, e nos leva muita segurança”, conta.

Na Unimed Londrina, os cuidados paliativos já são realidade desde fevereiro deste ano, por meio da RCH (Rede de Cuidados Humanizados), uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos e equipe de enfermagem realizam atendimento ambulatorial ou domiciliar.

POR DENTRO DO TEMA

Comemorado todos os anos, no segundo sábado de outubro, o Dia Mundial de Cuidados Paliativos tem como foco apoiar e fomentar ações sobre o tema. Em Londrina, o Instituto Palliare, associação sem fins lucrativos voltada para o desenvolvimento da assistência, ensino e pesquisa dos Cuidados Paliativos em Londrina e região, promoverá nesta quinta-feira (14), um bate-papo on-line com representantes locais de todos os serviços de Cuidados Paliativos.

Imagem ilustrativa da imagem Bate-papo on-line: o acesso aos cuidados paliativos em Londrina
| Foto: Divulgação/Instituto Palliare

O objetivo é atingir a população leiga, explicar sobre o que são esses cuidados, para quem são e como conseguir acessá-los em Londrina.A iniciativa é uma parceria com a Oncoclínicas, Hospital Evangélico, Hospital do Câncer, Unimed e Secretaria Municipal de Saúde. (Com informações da Unimed e Hospital do Câncer de Londrina)

Serviço: O bate-papo online sobre Cuidados Paliativos será no dia 14 de outubro, às 20h, no canal do Instituto Palliare, através deste link.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.