O Banco de Olhos Regional de Londrina, do Hospital Universitário/UEL, fará um balanço dos três primeiros meses de atividades, no dia 27 de julho. O Banco de Olhos entrou em funcionamento no dia 18 de abril de 2011.

O objetivo é divulgar junto à população o serviço que foi implantado na cidade e fazer um balanço do número de globos oculares recebidos em doação e já encaminhados para transplante.

A meta do Banco de Olhos é zerar a fila de pessoas que aguardam transplante de córneas, que no dia da inauguração somava 109 pacientes, e sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar, possibilitando qualidade de vida a quem recebe a doação. Segundo o coordenador, o Banco de Olhos tem capacidade para aumentar o número de doações, porém, falta ainda sensibilidade das pessoas para a doação.

Estarão presentes a superintendente do HU, Margarida Carvalho, o coordenador do Banco de Olhos, Sérgio Pacheco, a vice-coordenadora Ana Paula Oguido, entre outros servidores do setor.

O credenciamento junto ao Ministério da Saúde autoriza o Banco de Olhos a realizar captação, recebimento, processamento, disponibilização e transplante de tecidos oculares, sendo referência para todas as equipes parceiras.

O Banco de Olhos teve um investimento de R$ 31.100,00 na adaptação do espaço que totaliza 148,53 m². O total de recursos estaduais da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) investidos na compra dos equipamentos foi de R$108.471,20. (Com Agência UEL)

mockup