A Secretaria Municipal de Saúde já agendou 90 procedimentos cirúrgicos após decisão da Justiça que obriga o atendimento a 203 pacientes com problemas ortopédicos graves. A determinação foi proferida pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, no último dia 16.

Segundo o secretário de Saúde, Mohamad El Kadri, os demais pacientes devem ter seus horários marcados até quinta-feira (26). "As cirurgias serão realizadas no Hospital Evangélico, Santa Casa e Consórcio Intermunicipal de Saúde Médio Paranapanema (Cismepar)", disse o gestor da pasta, em entrevista à CBN Londrina.

O agendamento se dá após decisão baseada em uma ação civil pública movida pela Promotoria de Justiça da Saúde Pública de Londrina. De acordo com o documento, desde que o Hospital Ortopédico deixou de prestar atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) - há mais de um ano - milhares de pacientes ficaram desassistidos.

O juiz Marcos José Vieira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, determinou que o município atenda aos casos graves em até 120 dias, sob pena de multa diária de R$ 3 mil. Atualmente, mais de 19 mil pessoas aguardam na fila por atendimento.

mockup