São Paulo - Além de protegerem as extremidades dos dedos, as unhas humanas também sinalizam problemas de saúde. Alterações em seu aspecto podem ser manifestações de doenças dermatológicas ou sistêmicas e, por isso, merecem atenção, segundo especialistas.

Imagem ilustrativa da imagem Aparência das unhas pode revelar problemas de saúde
| Foto: iStock

"As unhas são estruturas que estão em constante crescimento, o que demanda uma certa energia do organismo. Então, medicações, cirurgias, deficiências de vitamina e certas doenças, que afetam o organismo como um todo, alteram também a formação das lâminas ungueais [unhas]", explica Maria Gabriela Belerique, dermatologista no Centro Médico do Hospital Santa Tereza. Tais alterações dão dicas do que pode estar acontecendo com nosso corpo, de acordo com a médica.

Imagem ilustrativa da imagem Aparência das unhas pode revelar problemas de saúde
| Foto: Folha Arte

"A depender do tipo da mancha esbranquiçada, ela pode estar associada com micose de unha, cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes, doença renal crônica, pacientes em quimioterapia, entre outros", complementa a dermatologista do Hospital Santa Catarina, Rafaella Caruso.

Unhas com cor verde, por sua vez, são sinal de infecção causada por uma bactéria chamada Pseudomonas, explica a médica do Santa Catarina.

Imagem ilustrativa da imagem Aparência das unhas pode revelar problemas de saúde
| Foto: Folha Arte

Segundo Thais Yasuda, dermatologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, alterações na tireoide também se manifestam nas unhas. Sinais de hipertireoidismo nas unhas incluem manchas escuras, descolamento (onicólise), embranquecimento, crescimento rápido e coiloníquia (unhas em formato de colher).

"Além do hipertireoidismo, a coiloníquia, essa unha em formato de colher, côncova, também é muito comum nas anemias ferroprivas, ou seja, com deficiência de ferro", diz a dermatologista.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1