.
. | Foto: Arquivo/COM/UEL/HU

O HU (Hospital Universitário) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) recebeu da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a certificação de 100% de conformidade em relação aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos no ambiente hospitalar. Segundo a Agência de Notícias da UEL, o HU foi o único hospital público paranaense a obter a classificação máxima na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente, que é realizada pelo órgão federal em hospitais com leitos de terapia intensiva, considerados prioritários no atendimento em saúde.

Emitido pela Anvisa, o certificado de reconhecimento foi entregue pelo secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, à superintendente do HU/UEL, Vivian Feijó, na sexta-feira (2), em Londrina.

O instrumento da Anvisa avalia 21 indicadores de segurança em ambientes hospitalares, de estrutura e processo, baseado na Resolução nº 36/2013, da agência reguladora, que institui ações para a segurança do paciente nos serviços de saúde. A avaliação da Anvisa é feita desde 2016.

Feijó ressaltou que a equipe do HU recebeu a notícia com muito orgulho e gratidão. "Isso representa ao HU reconhecimento de todos os esforços dispendidos pelas áreas e coloca suas práticas assistências juntos aos grandes serviços de saúde de excelência. Com certeza isso se faz um diferencial nas nossas práticas, mesmo mediante de tantas adversidades e por vezes também de escassez de recursos. Essa avaliação de 100% de conformidade da Anvisa vem reconhecer e coroar com o peso que a Anvisa tem na indicação das práticas sanitárias e projetar o HU como serviço de saúde pública de excelência. Neste ano que o HU faz 50 anos é um presente para a gestão e toda comunidade interna do hospital universitário da UEL", ressaltou.

Segundo a superintendente, o HU tem a cultura de segurança enraizada há anos, e quando as metas internacionais se tornaram lei em 2012 vários processos foram sendo desencadeados. "Em 2014, todo planejamento estratégico da instituição focou esforços nestas práticas de comunicação efetiva, identificação do paciente , boas práticas de infusão de medicamentos , prevenção de lesão por pressão, prevenção de infecção hospitalar e check list cirúrgico. A partir daí disparamos várias ações e foi uma crescente de novas práticas processos integrados e treinamentos e ações como a implantação de um prontuário eletrônico qualificado que contemplasse barreiras para coibir eventos adversos, erros de prescrição e a administração de medicamento ou até mesmo equívoco relacionado à identificação dos pacientes." Ela ressaltou que eventos adversos ocorrem nos hospitais, mas cabe às instituições implantar medidas que coíbam e ou minimizem os danos sempre com estratégias que respeitem, protejam pacientes, família , colaboradores e instituições.

"Temos um time de CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar ) e Laboratório muito eficiente que identificam, implantam os processos e mudam rotinas que possam minimizar a contaminação e propagação entre os pacientes." Ela explicou que além de ter o mês específico para cada campanha, a CCIH é muito proativa ao realizar intervenções diárias nas práticas assistenciais. "As médicas acompanham todas as prescrições e os exames dos pacientes. A CCIH faz as intervenções de controle, colhem culturas de pacientes, muitas das vezes do meio ambiente, fazem práticas integrativas de treinamento entre as equipes multiprofissionais, produzem conteúdo educativo, através de folders e campanhas educativas na intranet do hospital, bem como no hall central onde as pessoas transitam, estimulam a lavagem das mãos", destacou. A CCIH também qualifica os EPIS que o HU compra e realiza tantas outras intervenções que o hospital tem de forma cotidiana na prevenção da infecção hospitalar.

EXCELÊNCIA

De acordo com a diretora superintendente do HU/UEL, a certificação representa “o serviço de excelência prestado pelo Hospital Universitário. Com essa certificação, trazemos o nosso hospital a um patamar de excelência, ocupado por hospitais de grande prestígio no Brasil. Essa qualificação e esse reconhecimento, por meio do alcance de 100% de conformidade nesses indicadores, nos trazem um sentimento de satisfação imensa e orgulho institucional que a marca HU da UEL representa hoje para Londrina e o Paraná”, afirma.

Dos 118 hospitais com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Paraná, participaram da avaliação 105 hospitais. Além do HU, outros seis receberam a certificação da Anvisa no Estado: os hospitais Erasto Gaertner e Zilda Arns, de Curitiba; o Hospital Ministro Costa Cavalcante, de Foz do Iguaçu; os hospitais do Coração Unidade Bela Suíça e Unidade Paz Leme, além da Associação Evangélica Beneficente, todos de Londrina. (Com Agência UEL).