Ano novo com bem-estar e saúde renovada
Incluir o check-up na lista de prioridades é um gesto de autocuidado e responsabilidade com o futuro
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de janeiro de 2025
Incluir o check-up na lista de prioridades é um gesto de autocuidado e responsabilidade com o futuro
Reportagem local
Já é tradição todo início de ano: fazer uma lista de desejos e metas para o período que se inicia. Entre os pedidos mais comuns estão os que remetem a melhor qualidade de vida: emagrecer, praticar atividades físicas, se alimentar melhor, dormir mais enfim, cuidar da saúde.
No entanto, a correria do dia a dia muitas vezes empurra essas metas para depois, deixando a saúde em segundo plano. Mas é importante lembrar: a prevenção é a chave para uma vida equilibrada, longe de sustos e complicações futuras.
As consultas de rotina e exames preventivos são essenciais para monitorar o organismo, identificar possíveis problemas de saúde e garantir o bem-estar integral, em uma prática conhecida como check-up. Segundo especialistas, os exames de imagem são aliados fundamentais nesse processo, permitindo diagnósticos precoces e assertivos, especialmente em órgãos vitais como pulmões e coração.
“Ao fazer consultas de rotina e realizar exames preventivos, as pessoas têm maior probabilidade de encontrar problemas de saúde em fases mais iniciais, dando início a um tratamento precocemente, de forma menos agressiva, e muitas vezes com chance de cura maior”, afirma Miguel Morita, médico cardiologista da Quanta Diagnóstico por Imagem. "Existem estudos mostrando que pessoas que fazem visitas de rotina a seus médicos têm maior sobrevida, além de menor mortalidade relacionada a vários tipos de câncer.”
Consultas mais frequentes também podem deixar o paciente menos receoso em relação a dúvidas quanto a sua saúde. “Às vezes a pessoa acha que tem algum problema de saúde. Esclarecer isso com o médico é muito mais tranquilizador, ao descobrir que não há nada grave na saúde daquele paciente. Esta é uma questão que ressalta a importância de ir ao médico de forma rotineira”, comenta.
COMO INICIAR UM CHECK-UP
Morita explica que ao desejar fazer um check-up, o paciente precisa antes realizar uma consulta com um clínico, para que este encaminhe a pessoa para os exames necessários. “O médico poderá fazer a solicitação dos exames que considerar relevantes para aquele paciente. Na cardiologia, por exemplo, os exames no check-up cardiológico são eletrocardiograma, teste de esforço, ecocardiograma, exames de laboratório e eventualmente um escore de cálcio”, exemplifica.
Além de exames cardiológicos, avaliações pulmonares e específicas de gênero (mama e colo de útero nas mulheres e próstata nos homens) são fundamentais para identificar alterações silenciosas que, quando tratadas a tempo, podem prevenir complicações graves. Exames como a ressonância magnética, ultrassonografia, radiologia e de medicina nuclear são grandes aliados na medicina preventiva, disponíveis na Quanta com flexibilidade de agenda, de modo que seja possível para um paciente fazer todos os exames em uma única visita.
(Com informações da Clínica Quanta)