O coletivo Amigos do Hemocentro de Londrina lança nesta quinta-feira (1 de junho) a campanha de incentivo para a doação de sangue, Junho Vermelho, com o tema deste ano “No seu aniversário, doe sangue!”, reforçando que cada gota importa o ano inteiro.

O lançamento será em sessão na Câmara de Londrina, às 14h30, por proposição dos vereadores Lenir de Assis, Beto Cambará e Profª Sônia Gimenez, membros do coletivo. Na ocasião também haverá entrega de diploma “Amigo do Hemocentro” para empresas comprometidas com a causa da doação de sangue.

O coletivo é composto por membros da sociedade civil, empresários, políticos, gestores e trabalhadores da saúde com a coordenação do Hemocentro Regional de Londrina (Rede Hemepar, localizado em prédio anexo ao HU (Hospital Universitário) da Universidade Estadual de Londrina.

Segundo Fausto Trigo, coordenador do Hemocentro, a escolha do tema teve como objetivo garantir que durante todo o ano o estoque do Hemocentro fique abastecido, por isso o pedido para que as pessoas escolham o seu aniversário como a sua data anual para doação sangue. Atualmente o Hemocentro do HU atende 22 hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde) que integram a 17ª Regional de Saúde, entre eles o Hospital do Câncer e o Hospital Universitário de Londrina.

INSPIRAÇÃO

A ideia foi inspirada pela ação de alguns doadores, um deles é Adriana Pontin, estrategista de negócios em Londrina, que há alguns anos convida seus amigos e familiares para comemorar seu aniversário fazendo a doação de sangue. "Eu sei da importância da doação de sangue, por isso contribuir com o Hemocentro é o melhor presente que eu recebo no dia do meu aniversário", afirma Pontin.

COMO DOAR

O Hemocentro Regional fica em prédio anexo ao HU, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156. Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h30; e aos sábados, das 8h às 17h30. Não é necessário realizar o agendamento para doar durante a semana, mas para o sábado é preciso agendar no site www.saude.pr.gov.br/doacao . Mais informações pelo whats (43) 99115-3927 ou fones (43) 3371-2218 / 3371-2356.

O Junho Vermelho foi instituído por lei municipal de Londrina em 2017 e foi escolhido porque no dia 14 deste mês é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Durante a campanha haverá diversas atividades, como divulgação de material gráfico, visita às escolas, atividades para conscientização da importância da doação, entre outras.

As ações serão divulgadas pelo perfil no Instagram @hemocentrohu. A equipe do Hemocentro reforça que é possível doar mais de uma vez ao ano, mas para quem não tem essa disponibilidade, a doação anual já é muito importante.

(Com informações da assessoria do HU)