Compartilhar conhecimento e oferecer acolhimento e apoio psicológico de forma solidária às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e psíquica. Esse é o objetivo do projeto Aldeia Solidária, desenvolvido por pesquisadores ligados ao Núcleo de Direitos Humanos e ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Imagem ilustrativa da imagem Aldeia Solidária: apoio psicológico em Londrina durante a pandemia
| Foto: iStock

A iniciativa, que atualmente conta com 23 psicólogos voluntários, começou em maio de 2020. Já foram realizadas cerca de 420 sessões, com 140 pessoas atendidas. Os encontros são agendados de acordo com a disponibilidade da pessoa inscrita e do profissional voluntário e realizados de segunda a sexta-feira geralmente por videochamada. Em alguns casos, a conversa ocorre por telefone. As sessões duram de 30 a 60 minutos e a média tem sido de cinco sessões para cada inscrito.

“O momento pelo qual passamos, marcado pela pandemia de Covid-19, pode gerar uma grande carga de sofrimento psíquico na sociedade. O cenário no qual estamos inseridos hoje agrava inseguranças, medos e ansiedades. Criamos esse projeto considerando a urgência do momento atual em relação à saúde mental da população”, explica o coordenador do projeto, Rodrigo Alvarenga, professor do PPGDH da PUCPR.

O serviço é gratuito. Podem participar todas as pessoas com 18 anos ou mais que necessitem de apoio psicológico, promovido em um espaço de escuta segura, sigilosa e acolhedora. Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do projeto (https://www.aldeiasolidaria.com.br/) e aguardar o contato da equipe. (Com informações da PUCPR)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1