Haia - A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) anuncia nesta sexta-feira (28) se autoriza a administração da vacina Pfizer/BioNTech em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos - informou o órgão regulador europeu nesta quarta (26). Se for aprovado, este imunizante será o primeiro a receber autorização da EMA para uso em adolescentes, dentre os 27 países-membros da União Europeia (UE). Por enquanto, é permitido para pessoas com mais de 16 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Agência anuncia na sexta se autoriza vacina da Pfizer para jovens de 12 a 15 anos
| Foto: Luis Acosa - AFP

Conforme comunicado divulgado hoje, a EMA dará uma entrevista coletiva na sexta-feira para informar sobre "os resultados de uma reunião extraordinária de seu Comitê de Medicamentos para Uso Humano (...) e sobre as indicações pediátricas da vacina Comirnaty". Comirnaty é o nome comercial da vacina anticovid-19 desenvolvida pelo gigante farmacêutico americano Pfizer e pelo laboratório alemão BioNTech.

A FDA (na sigla em inglês), agência americana que regula o setor de alimentos e remédios nos Estados Unidos, já aprovou essa vacina para a faixa etária de 12 a 15 anos.

No início de maio, o diretor-executivo da EMA, Emer Cooke, anunciou que a agência faria uma avaliação rápida das informações apresentadas pelos desenvolvedores de vacinas, de modo a autorizá-la para adolescentes de 12 a 15 anos. Seus resultados eram esperados, em princípio, para junho.

Em 11 de maio, Cooke declarou a jornais europeus que a EMA havia recebido dados da Pfizer/BioNTech e que a agência, que também espera "dados de testes clínicos e de um estudo estava sendo realizado no Canadá", planejava "acelerar" sua avaliação.