Uma palestra virtual sobre a importância da alimentação para a manutenção da saúde mental acontecerá nesta sexta-feira (8), às 15h. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizado), da Prefeitura de Londrina. Após efetuar a inscrição, o participante vai receber um link para acessar a plataforma virtual de transmissão da palestra em tempo real. Não há limite de vagas.

Imagem ilustrativa da imagem A importância da alimentação para a saúde mental é tema de curso
| Foto: iStock

A nutricionista clínica ortomolecular Sumaya Cristine Brandão vai compartilhar recomendações, para melhorar a qualidade de vida, e dicas sobre cuidados com a saúde mental. Assim, quem participar vai saber mais sobre a importância dos alimentos para a manutenção do equilíbrio do corpo e da mente, especialmente para a produção natural de neurotransmissores, enzinas e hormônios responsáveis pelo bom funcionamento tanto dos órgãos, quanto do funcionamento mental.

Brandão explicou que o corpo humano é totalmente interligado, como se fosse uma teia. Por isso, para que tudo esteja em equilíbrio é preciso ter o fígado metabolizando bem, o rim filtrando adequadamente e a mente produzindo neurotransmissores e outras substâncias importantes para o equilíbrio mental, para cognição, raciocínio, concentração, irritação, controle de adrenalina e controle do sono através da melatonina e da serotonina, entre outras funções.

“Nós produzimos, metabolizamos e utilizamos tudo que consumimos. Na falta de substâncias, o corpo pode fazer com que a ação de substâncias importantes se comprometam. Por isso, se você está apresentando sinais simples, como dor de cabeça, cabeça pesada, irritabilidade, ansiedade, de forma simples inicial ou até com quadro depressivo, de falta de motivação e de energia, necessidade de álcool, tabaco, ou de alimentos açucarados, isso mostra um desequilíbrio de neurotransmissores. E através da alimentação e da limpeza metabólica, você conseguirá manter o equilíbrio”, explicou.

Para a coordenadora técnico-pedagógica da Escola de Governo, Verediana Silva, a ideia é que as pessoas possam conhecer mais sobre os benefícios da alimentação saudável de forma fácil e acessível. “A alimentação interfere no equilíbrio de neurotransmissores, nas ligações e conduções neurais, na formação de hábitos, no equilíbrio emocional, na memória e na cognição. São múltiplos fatores e os alimentos podem auxiliar em todos eles, de forma simples e prática. Por isso, convidamos a população para participar e ter acesso a esse conhecimento tão importante”, disse.

Quem quiser tirar alguma dúvida pode entrar em contato pelo (43) 3372-4567 ou enviar um e-mail para o [email protected] (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1