Um canto para esquecer do mundo
Um canto para esquecer do mundo
Lugar para relaxar, descansar e repor energias, o quarto deve sempre levar em conta a personalidade do dono
Divulgação
Quarto de casal, para o qual os profissionais recomendam cores claras com detalhes em tons mais fortes. Na foto, ambiente do curitibano Flávio PazettiÉrika Pelegrino
Na era do estresse o quarto passa a ser um ambiente cada vez mais valorizado pelas pessoas que buscam um local onde possam se desligar da correria do dia-a-dia. Um canto íntimo onde o que importa é relaxar e cuidar do lado pessoal, que na maioria das vezes fica esquecido durante todo o dia, absorvido pelo trabalho.
Para conseguir este espaço as pessoas buscam fazer do quarto um local que traduza o seu perfil e para isto contratam a ajuda de profissionais de decoração. Uma pesquisa da Associação Brasileira de Arquitetos de Interiores e Decoradores (ABD) revela que os projetos para decoração de residências respondem por 89% do trabalho dos profissionais da área.
Deste percentual, 69% corresponde à decoração de quartos, perdendo apenas para decoração de salas, 78%. Em Londrina as arquitetas Mara Oliveira e Adriana Zanardi dão algumas dicas sobre a decoração de quartos de solteiro adulto.
Divulgação
Ambiente projetado por Fernanda Opice e Suzana Foz Caltabiano: harmonia para os primeiros anos de vidaElas afirmam que não há regra para decoração de quartos. Tudo vai depender da personalidade do cliente. Cada projeto é específico, explica Mara Oliveira. Mas a individualidade, privacidade e otimização de espaço são fundamentais na criação de um projeto. O quarto demonstra o perfil da pessoa, diz Adriana Zanardi.
Antes de fazer um projeto as decoradoras buscam uma proximidade com o cliente para identificar o seu perfil e traduzi-lo na decoração do quarto. Desde o material dos móveis, tecidos, piso, paredes, teto e iluminação.
Mara e Adriana afirmam que existe uma variedade de material para móveis, os mais usados são: pau-marfim (madeira clara), ferro, detalhes em rádica ou cromados. As cores geralmente são em tons pastéis, levando em consideração que o quarto é um ambiente para relaxamento e tranquilidade. Mara explica que é possível trabalhar com cores mais fortes, mas sempre com muito cuidado.
Quarto de solteiro, das londrinenses Mara Oliveira e Adriana Zanardi: contato com cliente determina projA iluminação é trabalhada para valorizar alguns elementos como quadros, esculturas. As arquitetas preferem adotar arquitetura clean, que valoriza linhas retas, modernas sem muito rebuscamento, mas sempre visando o requinte. Em muitos casos, quando o cliente quer algo inovador, nós fazemos os projetos de móveis exclusivos, afirma Adriana Zanardi.
No caso de a pessoa buscar unir local de relaxamento com trabalho, a dica das arquitetas é que haja sempre um elemento que delimite os ambientes. Hoje há uma tendência em se fazer tudo no mesmo local. Por isso é importante que um móvel ou biombo, por exemplo, divida o espaço, indicando que a pessoa precisa se desligar do trabalho, explica Mara Oliveira.
Serviço:
Arquitetos:
Mara Oliveira e Adriana Zanardi - rua Alagoas, 1.654 - fone (043) 321 7822
Flávio Pazetti - Rua Solimões, 928 Mercês - tel: (041) 335-0173
Ana Rocha arquiteta - Av. Independência, 317, sala 11 - fone (044) 224-6968
CB Decoração e Arquitetura (projetos) - Rua Canela, 232, fone (045) 226-2425





