As primeiras histórias foram contadas há quatro mil anos na China e foram introduzidas no Japão há 1,3 mil anos e dizem respeito ao amor proibido de uma princesa (Orihime) e um plebeu (KenGyu). Quando morreram - sem a permissão para ficarem juntos - os dois se transformaram em estrelas. São elas que se encontram no céu uma única vez por ano, data celebrada pelo Tanabata Matsuri. No Japão, o festival acontece no dia 7 de julho, verão no hemisfério norte.
Nas comemorações não podem faltar as enormes bolas de papel colorido (kussudama), amarradas em troncos de bambu que enfeitam passarelas ou ruas - dispostos como se formassem a trajetória e encontro das estrelas. Nos ramos dos bambus, as pessoas pregam pequenos papéis com pedidos (tanzaku).
De acordo com Tsuruo Tanno, a realização do Tanabata Matsuri é uma benção sagrada para a cidade e para as pessoas que participam. ''Quem ainda não encontrou um amor, pode pedir para encontrar, e que já tem essa pessoa, tem que pedir para dar certo'', ensina Tanno. (K.M.)

mockup