Reconhecimento de Franco por Brasília seria vitória
Todos os empresários brasileiros entrevistados pela FOLHA em Santa Rita ressaltaram que há um forte apelo dos emigrantes pelo reconhecimento imediato da legitimidade do governo Federico Franco e a revogação de todas as medidas restritivas do Mercosul e de outros organismos internacionais. Segundo eles, o reconhecimento consolidaria o clima de estabilidade vivido no país após a troca de presidente.
Se a posição de Brasília não for clara neste sentido, temem os brasiguaios, o comércio exterior poderia sofrer as consequências. ''Somos 350 mil pessoas aqui e não podemos ter nossos interesses ignorados. A sensatez diz que medidas internacionais que interfiram na soberania paraguaia afetam os negócios, as exportações, o que não será bom pra nenhum lado da fronteira'', afirma Júlio Cesar Gracietti.
O produtor Nei José Hammes diz que haverá uma forte pressão da comunidade de brasileiros no Paraguai até que o Brasil mude de posição. ''O reconhecimento do novo governo seria a vitória definitiva do setor produtivo aqui do Paraguai. Já ficamos muito satisfeitos com a volta da ordem ao país e agora só falta os políticos de Brasília entenderem isso'', afirmou. (L.F.M.)





