Programa vai estimular a prevenção
Curitiba
Albari RosaMulherConvênios assinados pela governadora Emília Belinati vão possibilitar a realização de 750 mil exames. Câncer de colo de útero mata 340 por ano no ParanáNo Paraná apenas 13% das mulheres com idade superior a 20 anos fazem exames de prevenção de câncer de colo de útero. Nos últimos 15 anos apenas 300 mil mulheres anualmente realizaram os testes. A informação é da epidemiologista da secretaria de Estado da Saúde Lídia Mendonça. Com o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, o governo quer elevar para 85% o percentual de mulheres que fazem o exame preventivo.
O programa, lançado ontem no Palácio Iguaçu pela governadora em exercício, Emília Belinati, e pelo secretário estadual da Saúde, Armando Raggio, visa promover o diagnóstico precoce do câncer ginecológico, alertando para a importância de fazer o exame preventivo periodicamente.
Trata-se de um projeto pioneiro no País que tem como meta levar o exame preventivo a pelo menos 85% da população feminina do Estado com idade acima de 20 anos, nos próximos quatro anos. Até hoje não era feito qualquer tipo de controle. As estatísticas se baseiam nos atestados de óbito, disse Lídia.
Numa primeira etapa, o programa pretende atingir as mulheres entre 30 e 49 anos de idade, faixa em que se observa a maior incidência do câncer ginecológico. A meta é realizar 750 mil exames do tipo Papanicolau. Para isso foram feitas parcerias com a Sociedade Brasileira de Patologia e com a Associação Paranaense de Patologia.
Nos próximos dois anos as mulheres com menos de 30 anos e as com mais de 49 serão os alvos principais do programa. O que é mais importante nesse programa é o fator continuidade. Nos programas lançados anteriormente, quando as pacientes iam ao posto de saúde recebiam como resposta: acabou a cota, reconheceu Lídia.
Ela disse que dados de países como Canadá e Inglaterra ajudam a desenvolver os programas em países sem estatísticas como o Brasil. Os estudos realizados no Canadá, por exemplo, mostram que o câncer leva de 12 a 15 anos para se desenvolver. Isso significa que os testes preventivos precisam ser feitos de três em três anos, nos casos de resultados negativos, afirmou.
O câncer de colo de útero e de mama são os dois tipos que mais atingem as mulheres. Estima-se que, no Paraná, mil casos novos surjam anualmente. Trezentas e quarenta mulheres morrem a cada ano no Estado por câncer de colo de útero e 360 por câncer de mama. O registro estadual de patologia tumoral revela que 77% dos diagnósticos acontecem tardiamente, quando a mulher já tem um carcinoma invasivo.





