A queda das folhas das árvores é o principal símbolo da chegada do outono. Revistas, sites da Internet, todos os exemplos fotográficos do outono retratam a beleza das árvores e a queda das folhas no solo. A causa do amarelamento e da queda das folhas é a diminuição das horas de luminosidade durante o outono. Quando o outono começa com muito calor, o processo de amarelamento das folhas acaba sendo retardado. ‘‘A folha tem uma molécula que se chama fitocromo e que passa por uma série de modificações durante o outono. O que ocorre é que uma das modificações é a diminuição dos pigmentos de clorofila, que torna a folha verde. E aumento de outros pigmentos como o amarelo, alaranjado e avermelhado’’, explica a bióloga Kátia Christina Zuffellato Ribas, professora da UFPR.
Durante este período, as folhas secas e os galhos precisam ser podados com regularidade. Os caules acabam concentrando a maior parte dos nutrientes mineirais (como nitrogênio e potássio) e sacarose que antes ficavam nas folhas. ‘‘Com a perda destes nutrientes, ocorre a queda da folha, que já estava amarelada’’, conta a bióloga Luciana Lopes Fortes Ribas, professora da UFPR. Exemplos de plantas que perdem as folhas durante o inverno são a macieira, os ipês e os plátanos (árvores que tem as folhas com o formato da usada na bandeira do Canadá).
Os reguladores de crescimento das plantas (chamados de hormônios vegetais) sofrem alterações com a mudança de estação. Moléculas de auxinas, citocininas e giberelinas diminuem. Algumas plantas chegam a entrar em estado de ‘‘dormência’’. ‘‘As plantas, neste período, crescem muito menos do que no verão. Ela sobrevive, mas não tem energia para crescer’’, diz o biólogo Adaucto de Pereira, professor da UFPR. Ele citou como exemplos os casos dos pinos, maçã, pera, nectarina e cereja.
Os pinheiros também sofrem alterações, mas dificilmente estas alterações são visíveis. Eles não perdem as folhas, por modificações e adaptações naturais às condições climáticas adversas. Algumas espécies podem sobreviver, por causa destas modificações, em temperaturas de 100 graus negativos.
Flores como a azaléia e begônia ficam mais bonitas em períodos de temperaturas baixas. Também são plantas de baixa temperatura o crisântemo, o morango e o café. Rosas, tomates, batatas e abóboras são plantas que produzem o ano inteiro, independente da quantidade de exposição à luz solar.
No Brasil, a cenoura não tem flor e só produz sementes se for induzida. O motivo? Ela precisa de temperaturas próximas a zero grau para florescer. Já as geadas são prejudiciais às plantas por provocar uma desidratação das folhas. ‘‘A geada acaba produzindo com isto queimaduras na folha. O que faz com que a folha seque de fato’’, salienta a professora Kátia. (L.P.)