O tratamento de um policial com sintomas de estresse não difere de uma pessoa comum, revelam as psicólogas Rosana Freitas Rosa e Elieth Persiane Santi, da Clínica de Psicologia da PM. Nos dois casos, comentam, os pacientes tem que admitir que estão com problemas, para então buscar a solução.
Elieth comenta que os principais sintomas dos policiais que procuram a clínica são irritabilidade e cansaço. ‘‘Eles se sentem infelizes e tristes, mas não sabem a causa’’, aponta. Outro sintoma bastante comum é a perda da auto-estima. Segundo as psicólogas, eles se sentem desestimulados.
O médico psiquiatra Joaquim Monte define o estresse como uma situação de sobrecarga, em que a pessoa precisa atuar acima de seus limites. O psiquiatra enfatiza que os sintomas relacionados ao estresse são a fadiga e a perda da qualidade do sono, o que causa irritabilidade. ‘‘Geralmente esses sintomas aparecem no ambiente doméstico’’, informa.
Revela ainda que a pessoa estressada perde a lucidez e a coerência. Passa a ter um comportamento insensato e correr riscos desnecessários. Por isso, salienta, o tratamento é importante. O paciente deve elimar os fatores que causam o estresse, buscando um ritmo de vida mais adequado e uma rotina equilibrada. (K.M.)

mockup