Arquivo FolhaRenovadoPara dar cara nova ao pinheiro de Natal é só substituir alguns pingentes por laços de fitaAcabou-se a era do pinheiro estático. Árvore de Natal agora pode girar - de 360 a 150 graus. É só substituir a base fixa por outra, importada. O dispositivo é novidade no Brasil e garante uma visão total da caprichada decoração do pinheiro. Aliás, enfeitar o pinheiro sem ter aquela sensação de deja vu é um desafio de criatividade, para quem quer gastar pouco ou quase nada e reaproveitar ao máximo o que foi usado no ano passado.
Começando pelos pontos de luz, faça uma avaliação do que está em condição de uso. Dependendo do tamanho do seu pinheiro você vai precisar de pelo menos 200 luzes (para uma árvore de 1,20m) ou de 600 a 1.000 luzes (para árvores de 2,20 m). Depois, dê uma geral nos pingentes e outros acessórios. Separe os que você gosta e defina um estilo. A decoradora Tânia Martinelli dá a dica: ‘‘Pode usar de tudo, mas seja fiel ao estilo que você escolheu’’. Ela lembra também que a luz branca continua reinando absoluta na decoração. ‘‘Pelo menos nos Estados Unidos’’, garante. Por isso, esqueça as luzes coloridas que dão um ar carnavalesco à tradição natalina.
Para renovar sua árvore com economia, a solução mais indicada são os laços de fita aramada. São bonitos e de um efeito surpreendente. A fita pode ser lisa ou estampada, vermelha, prata, dourada. Há uma infinidade delas, e pelo menos uma vai se adequar ao seu projeto.
Cesar AugustoPapais Noéis estilizados: textura da barba lembra creme chantilly
Lindos e frágeis Quem está disposto a gastar um pouco mais tem opções de sobra. Existem bolas sofisticadíssimas forradas com veludo ou brocado e com aplicações variadas. Ou bolas simples de encaixe para pontos de luz. Tudo inquebrável. Há também flores, ninhos, pássaros...
Para arrematar a decoração do pinheiro, nada de caixas encapadas com papel de presente. Use toalhas próprias, e se quiser, sobre elas coloque bonecos animados. Papai ou Mamãe Noel podem ser encontrados em várias situações - do banho de banheira ao internauta ou fazendo bolinhas de sabão - e em vários tamanhos, inclusive natural com modelitos que fogem do tradicional vermelho e branco. Há espaço ainda para Mickey e Pernalonga com roupa de Noel. As ponteiras também fugiram da tradicional estrela. Há espaço para faróis estilizados, laços ou o que mais o toque pessoal permitir.
A maioria dos enfeites têm garantia de vida longa - são em plástico ou resina que imita cristal -, mas há alguns delicadíssimos em vidro fino, como papais Noéis estilizados para mesa, com pintura fosca. A textura da barba desses enfeites lembra creme chantilly. São lindos e frágeis.
Para o lado de fora da sala - as fachadas e jardins se iluminam no Natal - existem opções que vão do tradicional presépio em tamanho natural a bonecos de gelo e pequenos cantores. ‘‘São feitos em fibra, resistem a sol e chuva e para iluminá-los basta uma lâmpada de 25 watts. Ou seja, são bonitos e econômicos’’, diz Tânia Martinelli. No mais, deixe a criatividade fluir. A árvore ideal nasce do coração (e do bolso) de cada um. ‘‘Natal é Espírito. E o pinheiro simboliza a árvore da vida. Aquela que suporta todas as tempestades’’, explica a decoradora. Inclusive a econômica.
Serviço:
Londrina
• Tok Final Christman’s, Avenida Higienópolis, fone (043) 324-6748
• Coral Gables, Loja 245A do Catuaí Shopping, fone (043) 321-3422

mockup