O que pensam os participantes
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de novembro de 2023
Simoni Saris - Grupo Folha
Cláudio Tedeschi, presidente da Londrina Iluminação
Esse tema é nacional. Um dos grandes gargalos econômicos do nosso país é justamente esse tema. Então, não é só um tema municipal, estadual, como principalmente nacional. O Brasil precisa, urgentemente, ter um programa ousado nessa área. Então, o Encontros Folha é muito importante no sentido de começar a discutir isso aí, obviamente, nas comunidades, nas cidades, mas é um tema que a gente tem que levar para um nível nacional.
Marcelo Janene El-Kadri, presidente da Sociedade Rural do Paraná
A infraestrutura, hoje, determina se uma cidade vai bem ou não. É o instrumento que rege todo o desenvolvimento da região. É uma ação de extrema importância para Londrina e para qualquer lugar discutir isso com mais afinco, com pessoas que queiram ver um futuro melhor e a infraestrutura rege tudo isso. Para o agronegócio, é fundamental. Hoje, a SRP tem a preocupação muito grande sobre como deslocar a produção. Temos uma estrada simples que vai até o Porto de Paranaguá e a gente precisa nos preocupar.
Fabrício Pires Bianchi, gerente regional Norte do Sebrae PR
É uma pauta que é recorrente a necessidade dela olhando o Brasil até pela dimensão que o país tem e no Paraná não é diferente. Londrina, em específico, tem até a Comissão de Infraestrutura que se reúne mensalmente para discutir os desafios do Norte do Paraná. E vários são os assuntos que a comissão traz para discussão, dentre eles a logística, conexão entre cidades, Contorno Leste e outros relevantes para a cidade, toda essa situação nesse momento da questão dos pedágios, da concessão. Um momento como esse gera massa crítica junto com lideranças da cidade que tem muita capacidade de influenciar na tomada de decisão na nossa região. É uma temática super relevante e um momento importante para se discutir isso. E não tenho dúvida que isso é um fator de competitividade para as empresas que se instalam aqui.
Márcia Bounassar, arquiteta e urbanista
É uma discussão extremamente importante para Londrina, que é polo de uma região. Essa infraestrutura precisa, cada vez mais, ser reestudada. A gente vê na cidade vários pontos de conflitos ainda que acontecem com muito movimento em determinados horários. É um ponto preocupante para Londrina. A questão da mobilidade, ampliação de vias, ainda existem muitas regiões a serem pensadas. Londrina, como uma cidade de quase 600 mil habitantes, o desenvolvimento da infraestrutura ficou um pouco a desejar e faltou planejamento.