Nome, povo e ar de tranquilidade de vila do interior confundem quem chega
PUBLICAÇÃO
domingo, 18 de dezembro de 2011
Redação FolhaWeb 
Casas simples, gente acolhedora e uma atmosfera bastante semelhante aos distritos existentes no Norte do Paraná. Nova Londrina, um Núcleo Urbano de Apoio Rural (Nuar) vinculado ao município de Ji-Paraná criado ainda durante o regime militar, é um recanto rondoniense onde a maioria dos quase dois mil moradores é paranaense.
Para preservar a história de Nova Londrina, a professora Rosimar de Freitas Pessanha e estudantes da Escola Jorge Teixeira de Oliveira, escreveram o livro ''Resgate Histórico de Nova Londrina: a memória de um povo''.
''Foi um projeto pensado para incentivar os alunos para a valorização da memória local'', reforça. No livro, os autores explicam que o nome Nova Londrina foi sugerido pelo pioneiro Antônio Jorge e aprovado pelos moradores. ''Foi uma homenagem aos paranaenses, que eram muitos já nessa época.''
Leia mais sobre a colonização de Nova Londrina na matéria do repórter Luciano Augusto


