Municípios perdem posição entre os melhores do índice Firjan
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros, revelou em sua edição 2014 que, na vertente Educação, 92 cidades paranaenses (23,1%) apresentaram alto desenvolvimento; 302 (75,7%) registraram índices moderados, enquanto as últimas cinco (1,3%) se classificaram no conceito regular. Mandaguari ficou em primeiro lugar no ranking do Estado, sendo a única a figurar, na pesquisa relativa a 2011, entre os 300 municípios brasileiros melhor avaliados.
Em 2010, eram quatro municípios entre os 300 melhores: Ivatuba, Mandaguari, São Manoel do Paraná e Tupãssi. Em 2009, eram sete municípios e em 2007, 16. Os critérios utilizados para atribuir as notas são relacionados a atribuições dos governos municipais e incluem matrículas na Educação Infantil, abandono, distorção idade-série, docentes com ensino superior, média de horas aula diária e resultado do Ideb no Ensino Fundamental.
De acordo com Jonathas Goulart, especialista em desenvolvimento econômico da Firjan, o resultado indica que a maioria das cidades do Estado ainda não atingiu excelência em educação básica, apesar de caminharem para este objetivo. Foram qualificados com o índice moderado os municípios que atingiram nota entre 0,6 e 0,8. A queda dos municípios melhor posicionados revela, segundo ele, que o Paraná não evoluiu como os outros estados. "Entre os cem melhores, 96 são de São Paulo", compara.
Segundo ele, os municípios com notas mais baixas apresentaram, principalmente, taxa insatisfatória em Educação Infantil. "Esta é a base para ter uma educação de qualidade, a pesquisa indica a necessidade dos gestores olharem com mais cuidado para esta área", pontua. (C.A)





