Cinquenta mil vistos de residência permanente nos Estados Unidos, o greencard, serão sorteados entre os interessados de todo o mundo que se increverem na Loteria de Visto do Serviço de Imigração do governo americano. As inscrições estarão abertas por um mês a partir desta segunda-feira, dia 1º de outubro. Os ataques terroristas a Washington e a Nova Yorque não tornaram o processo ainda mais rigoroso do que já era.
Para se inscrever, o interessado precisa ter o segundo grau completo ou nível de instrução equivalente, ou ainda experiência profissional de dois anos, nos últimos cinco anos, em atividade que tenha exigido dois anos de treinamento ou de experiência. Não é necessário formulário, nem pagamento de qualquer taxa.
O candidato deve anexar uma foto recente (5x5) com nome em letra de forma no verso. Se for casado, deve incluir fotos do cônjuge e de cada filho com os nomes e datas de nascimento no verso.
Para que seja aceita, a inscrição deve chegar nos EUA até as 12 horas do dia 31 de outubro. O sorteio será feito por computador, de forma totalmente aleatória, entre todos os inscritos. (D.A.)
Informações: Embaixada Americana (www.embaixadaamericana.org.br) ou Departamento de Estado (http://travel.stgate.gov). Os envelopes com os dados pessoais em letra de forma devem ser encaminhados para: DV-2003 Program Kentucky Consular Center, 4004 Visa Crest Migrate, KY 41904-4000, U.S.A.

mockup