Personalidades como o papa João Paulo II, o ex-campeão de box Muhammad Ali e o ator Michael J. Fox – que fez sucesso com a trilogia ‘‘De Volta para o Futuro’’, nos anos 80 – são portadoras do mal de Parkinson. Em Curitiba, uma importante personalidade convive com a doença há 23 anos. Osni Bermudes foi pioneiro na história do rádio e da televisão no Estado. Descobriu a doença aos 45 anos, mas continuou trabalhando até os 60, quando se aposentou. A doença, no entanto, não interrompeu o seu desempenho no trabalho.
Hoje, Bermudes está com 67 anos, desenvolve poucas atividades, fala pouco e já está com parte da memória afetada. No entanto, a mulher dele, Helena Maria Bermudes, conta que o tratamento ininterrupto da doença foi fundamental. ‘‘Ele também fez fisioterapia, mas cansava muito, então optou pela jardinagem’’, comenta Helena.
Ela diz que encontrou no Paraná o tratamento adequado para Bermudes e agradece aos especialistas que o trataram. ‘‘Cumprimos tudo o que nos mandaram fazer e certamente isso contribuiu para que ele continuasse suas atividades.’’
Bermudes criou as traquitanas, bonecos animados utilizados para fazer as primeiras vinhetas da televisão. Ele também fez parte do cenário da comunicação do Estado e sua história se confunde com a própria história do rádio e da tevê paranaense. Ele tem um raro acervo de equipamentos utilizados desde a década de 50. Parte desse acervo pode ser vista no Vintage Café, no centro de Curitiba. O restaurante é uma homenagem do filho de Bermudes, Gilberto Gil Bermudes, e de Marcelo Marcondes, e reproduz o cenário da história da comunicação no Paraná. (K.M.)

mockup