Imagem ilustrativa da imagem FOLHA completa 70 anos de história



Credibilidade, imparcialidade, qualidade, respeito e identificação junto à população. Estas são algumas marcas que ajudaram a Folha de Londrina a chegar nesta terça-feira (13) aos 70 anos de existência. Maior jornal impresso do Paraná e um dos principais veículos de comunicação do Sul do País, a FOLHA está presente em 253 municípios do Estado, com uma média de 120 mil leitores diários somente na versão impressa.

Fundado por João Milanez - que morreu em 2009 - e seu sócio, o jornalista Correia Neto, o jornal começou com edições semanais. Com o intuito de ser uma publicação para todos, logo conseguiu o objetivo, caindo no gosto dos londrinenses e se transformando em diário. Em seu DNA, a FOLHA carrega o pioneirismo. Foi o terceiro jornal do País a adquirir uma impressora offset, o primeiro do mundo a receber a certificação ISO 9002 e um dos primeiros do Brasil a comprar o moderno sistema de impressão CTP (Computer to Plate).

Em 1999 assumiu a superintendência da Folha de Londrina José Eduardo de Andrade Vieira, ex-senador, ex-ministro da Agricultura e da Indústria, do Comércio e do Turismo, e uma das personalidades mais respeitadas do Brasil. Ele faleceu em fevereiro de 2015. "A Folha de Londrina caminha junto com Londrina. Até por isso nosso slogan da campanha dos 70 anos é que não pode falar da FOLHA sem falar de Londrina e não pode falar de Londrina sem ler a FOLHA. Durante estes 70 anos a FOLHA tem estado com a cidade nos momentos bons e ruins", destaca José Nicolás Mejía, atual superintendente do Grupo Folha de Comunicação.

Outra característica marcante ao longo destas sete décadas tem sido a participação em pautas importantes para o desenvolvimento da cidade, região Norte e Estado. A FOLHA foi a voz dos londrinenses na luta pela sua própria instituição de ensino superior pública, a UEL (Universidade Estadual de Londrina). Foi uma das responsáveis pela criação do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e para que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) tivesse uma unidade no interior do Paraná.

Nos últimos anos, a Folha de Londrina tem debatido os rumos para a continuidade do progresso da cidade por meio do EncontrosFolha. "A FOLHA não tem sido somente um veículo de credibilidade, trazendo informações importantes para a população e formando opiniões, mas também levantando bandeiras que têm ajudado no desenvolvimento da cidade, da região e do Estado", frisa Mejía. Das ideias fomentadas no EncontrosFolha nasceu a Comissão de Desenvolvimento e Infraestrutura de Londrina e região, que conta com membros da sociedade civil e política. Entre os avanços alcançados pelo grupo está a continuidade de duplicação da PR-445.

INOVAÇÃO

Aos 70 anos, a FOLHA mira o futuro, que já vem sendo construído, se adaptando aos novos estilos de leitura. Com um portal de notícias que leva seu nome, o jornal tem conseguido somar o noticiário factual e o analítico em seus diferentes canais. Presente nas redes sociais, a Folha de Londrina está conectada com os anseios dos leitores, disponibilizando mecanismos tecnológicos para uma melhor e mais ampla experiência de leitura. Há cerca de quatro anos mantém um comitê de leitores, que gera apontamentos para a melhoria contínua do jornal.

Na integração do impresso com o digital, a FOLHA conta desde 2016 com a tecnologia Realidade Aumentada, que traz conteúdos exclusivos, permitindo ao leitor ver no celular vídeos que complementam o material do impresso. As páginas dos cadernos trazem a tecnologia QRCode, que pode ser escaneada por aparelhos telefônicos que têm câmera fotográfica, redirecionando para outros conteúdos. Na versão digital, é possível ouvir os textos das matérias e o jornal no on-line possui diversas ferramentas. Um aplicativo para celulares ainda reúne todo o conteúdo do jornal.

FACILIDADE

Leitor diário da Folha de Londrina no digital, o guarda municipal Sergio Telle Filho, 29, faz parte da nova geração que quer a notícia sempre ao alcance de um clique e em todo o lugar. "Acompanho a FOLHA pelo computador e principalmente pelo smartphone. Isso por conta da acessibilidade e facilidade de ver a informação em qualquer hora. Gosto muito das editorias de Política e Cidades, porém estou sempre vendo tudo. É essencial estar bem informado e consigo isso com a Folha de Londrina, com uma navegação cômoda", conta.

TRANSMÍDIA

Oferecendo uma nova e intuitiva narrativa, o Especial Transmídia é um dos novos conceitos de jornalismo que a FOLHA vem oferecendo há mais de um ano. Com convergência de diferentes mídias, o caderno conta com vídeos, fotos, gifs, infográficos, áudios e conteúdo diferenciado. Para celebrar os 70 anos do jornal, o Transmídia de outubro, que estará disponível na edição deste fim de semana (17 e 18), contará a história da Folha de Londrina. O especial lembrará o início, as matérias marcantes, os bastidores e mostrará aqueles que fizeram e fazem parte desta trajetória, além de pessoas que tiveram a vida transformada por meio do veículo.

Cheia de vontade de estar cada vez mais próxima dos leitores e reconhecendo o valor de Londrina para o Brasil, a FOLHA quer continuar sua história de inovação, mas sem deixar de lado o que lhe fez chegar até aqui. "Queremos manter nosso compromisso editorial, isso é o principal. Como vamos fazer isso chegar à nossa audiência? Sempre vamos continuar acompanhando o que tem de melhor na tecnologia, de uma forma que possa agregar valor, mantendo um jornalismo equilibrado, que busca o desenvolvimento e a construção de uma Londrina e um Paraná melhores, com um jornalismo moderno", projeta José Nicolás Mejía.