Feira mostra inovações em móveis e acabamento
PUBLICAÇÃO
domingo, 05 de abril de 1998
Jackeline Seglin 
Mario CesarOs tecidos da Karsten receberam tratamento contra líquidos
oleosos e aquosos, que facilita a remoção de manchasA 1ª Feira Internacional de Qualidade em Máquinas, Matérias-Primas e Acessórios para Indústria Moveleira (FIQ), que terminou sábado, no Pavilhão de Exposições de Arapongas, também apresentou muitas novidades para a casa. Várias empresas mostraram lançamentos de acessórios, cerâmicas e acabamentos a indústria moveleira.
A Karsten, companhia têxtil com sede em Blumenau (SC), apresentou na FIQ oito novas coleções de tecidos para forração de móveis. O destaque é a série Linea A, na qual predomina o jacquard e o canelado, em cores vivas e estampas variadas. A série mescla os relevos clássicos do jacquard e o canelado com as cores das estampas em transfer (técnica que utiliza calor). O analista de marketing da empresa, Carlos Scheidemantel, conta que todos os tecidos receberam o scotchgard, tratamento contra líquidos oleosos e aquosos, que facilita a remoção de manchas.
Mario CesarO Touchwood é um processo de transferência do padrão de acabamento de um suporte de
poliéster sobre o MDF que apresenta variedade de padrões e coresUma nova alternativa para fabricação de tecidos sintéticos também foi apresentada na FIQ: o tecido de polipropileno com fios trilobais (proveniente do petróleo). Para produzi-los, são utilizados de 64 a 144 microfilamentos que, agrupados, formam um único fio. A indústria paulista Têxtil Irineu Meneghel aponta como vantagens do fio trilobal a textura, a aparência, a facilidade de produção e o baixo custo em relação ao tecido natural. A diferença é que o produto final ficou mais macio e brilhante. Até então, o material sintético tinha um toque áspero. Esse material também não absorve água ou sujeira.
O único fabricante do fio trilobal no Brasil, Breno de la Rue, da indústria paulista Profil, explica que o fio é feito em uma massa compacta já tingida e por esta razão nunca desbota.
No estande da tecelagem paulista J. Serrano, que também trabalha com este produto, a idéia é que com os avanços tecnológicos pode-se produzir um tecido sintético de qualidade muito superior. Mas nem todos concordam que esta seja a melhor opção. Carlos Dohler, da catarinense Dohler Têxtil, acha que nada se compara ao toque dos tecidos naturais. Porém, o mercado exigiu que desenvolvêssemos uma linha com este produto.
A FIQ também mostrou novidades na área de matérias-primas para móveis. A Eucatex lançou oficialmente na feira sua nova coleção Eucaprint, que traz as linhas Eucaprint FF e Eucaprint BP. A primeira é um painel de aglomerado revestido com lâmina decorativa FF (Finish Foil), com opções de acabamento em cores sólidas e padrões madeirados. Já o Eucaprint BP é um painel de aglomerado com revestimento melamínico BP (Baixa Pressão), considerado ideal para utilização em móveis de cozinhas, banheiros e escritórios.
DivulgaçãoTecnologia dá a fio aparência de produto naturalSegundo a supervisora de desenvolvimento de produtos da empresa, Andrea Krause, a Eucatex possui exclusivo sistema contínuo de formação de aglomerado. Os painéis são fabricados com partículas selecionadas de eucalipto aglutinadas com resinas sintéticas. Esta tecnologia permite laminar simultaneamente o revestimento FF junto com a formação do aglomerado.
A idéia foi apresentar uma coleção inovadora de padrões, acabamentos e texturas no aglomerado e na chapa de fibra, criando inclusive novas tendências.
A diferença dos aglomerados está nos padrões. A supervisora observa que a Eucatex foi a primeira a apresentar o mogno brilhante com acabamento U.V. (verniz brilhante que aparenta uma lâmina natural de madeira).
Toda a coleção tem uma exclusividade: até as chapas finas têm os mesmos padrões decorativos dos painéis. A estratégia é oferecer o produto com harmonia ao cliente. E todas essas novidades diferem no design do móvel.
A Kurz do Brasil - Folhas e Máquinas para Estampagem a Quente apresentou na FIQ seu novo produto para acabamento de móveis, que faz decoração sobre o MDF (material feito a partir de florestas renováveis). O Touchwood é um processo de transferência do padrão de acabamento de um suporte de poliéster por meio de calor e pressão sobre o MDF. O vendedor técnico da empresa, José Roberto Lima, diz que o produto proporciona acabamento tanto em superfícies planas como em bordas, e apresenta uma variedade de padrões e cores. Além disso, é resistente à abrasão e produtos químicos, o que garante mais durabilidade e beleza do móvel.
ONDE ENCONTRAR:
- Eucatex: Central de Atendimento - DDG 0800-110050. Curitiba: (041) 222-9176.
- Kurz do Brasil: (011) 861-2100/ramal 210 (São Paulo).
- Karsten: (047) 331-4000 (Blumenau). Representante para Londrina e região, José Machado Ferreira: (043) 338-0520.
- Dohler Têxtil Ltda: (047) 441-1666 (Joinville).
- Têxtil Irineu Meneghel: (019) 460-8688 (Americana-SP).
- J. Serrano: (0117) 960-3388 (Vargem Grande do Sul-SP)


