Principal instituição de ensino do Estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve criar duas escolas de Medicina ainda este ano. Com o objetivo de evitar problemas como a falta de médicos para compor o corpo docente, a direção da UFPR decidiu selecionar duas cidades que ao mesmo tempo têm influência regional e são próximas de outros polos importantes. Cornélio Procópio, distante 68 quilômetros de Londrina, e Toledo, que fica a 45 quilômetros de Cascavel, podem ter um curso gratuito de Medicina já em 2015. A iniciativa é do centenário curso que funciona em Curitiba e já foi aprovada nas primeiras instâncias. Agora aguarda o aval definitivo da instituição, na votação do Conselho Universitário. Uma vez aprovada a criação do curso pela universidade, ainda faltará a autorização do MEC para confirmar a instalação.
Conforme o coordenador do curso de Medicina da UFPR, Edison Luiz Almeida Tizzot, a proximidade com os grandes centros de Medicina do interior facilita o acesso e o convencimento de mestres e doutores a aceitarem o convite de trabalhar na nova escola. "Temos 300 docentes e uma grande tradição no ensino de Medicina. Será uma contribuição da nossa universidade para o necessário processo de interiorização da educação superior", afirmou.

Bastidores
Outra universidade pública do Estado também está trabalhando nos bastidores do MEC para aprovar a criação da sua escola de Medicina. Trata-se da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava (Centro-Sul), cujo reitor Aldo Bona, continua declarando o interesse em abrigar o curso. Hoje apenas Curitiba (fundada em 1912), Londrina (1965), Maringá (1987), Cascavel (1996), Ponta Grossa (2002) e Francisco Beltrão (2011) abrigam escolas públicas de Medicina. (L.F.M.)

mockup