Em cada espaço projetado há uma função diferenciada
PUBLICAÇÃO
domingo, 26 de outubro de 1997
Londrina 
Arquivo pessoalPara o gazebo, em meio ao jardim, o arquiteto Álvaro Côrtes projetou um espaço cheio de luz capaz de abrigar os sonhos do homemImagine uma casa contemporânea, decorada dentro dos mais modernos conceitos de funcionalidade e conforto, criados por arquitetos, decoradores e paisagistas que imprimiram um senso estético ditado pelos novos tempos. Pois essa casa bonita de se olhar e gostosa para se ficar está quase pronta e vai abrir suas portas neste final de semana para sediar a 3ª Mostra de Decoração & Interiores de Londrina (MDI 97). Organizada pela Agência de Comunicação, com o patrocínio de Tintas Coral, Docol e Philips, a casa está em fase final de reformas radicais efetuadas em seus 30 ambientes.
A Mostra é também uma oportunidade e tanto para se conhecer o que há de novo no mercado da decoração. Da fachada à varanda da piscina, passando pelos revestimentos, iluminação, mobiliário, tecidos, tapetes e objetos decorativos, o casarão da Avenida Juscelino Kubitschek, 1.221 será, durante 23 dias, uma ampla vitrine de idéias e produtos.
Já na fachada, o estilo colonial do casarão vem sofrendo uma intervenção deconstrutivista, como definem as arquitetas Márcia Ivale e Célis Simão. Para não mexer na estrutura da casa, criamos um cenário com elementos metálicos monocromáticos, afirmam. Essa maquiagem dará um visual atualizado à decoração que a casa introduz, criando logo na entrada, uma expectativa atemporal de afinidades, apesar da diversidade de estilos, cores e materiais em seu interior.
Conceito atual No ambiente de estar, a arquiteta Marlene Ricci Souza mistura materiais claros, texturas naturais e rústicas que se harmonizam com peças de antiquário e de design contemporâneo. Marlene dá à sala de estar um conceito deste final de século, em que viver bem significa, antes de mais nada, morar bem num ambiente feito para ser usado.
A composição do lavabo, da arquiteta Débora Livoti, tem com base o predomínio de contrastes, percebido em diferentes aspectos, como frio e quente no uso do porcellanato e da madeira; rústico, como o sisal; e clássico nos arabescos da parede, dando um tom superatual.
Para criar a sala de almoço, a arquiteta Rossana Garcia Panissa inspirou-se no estilo campestre francês, da região da Provença. Simples e elegante, a leveza descontraída desse espaço é o resultado da utilização de materiais naturais e muito branco, diz Rossana.
Arco-íris Lá fora, em meio ao jardim está o gazebo, do arquiteto Álvaro Côrtes, que ele resume como um espaço que tem 30% de alumínio e policarbonato, 60% de luz e transparência e mais 10% de bom humor. É capaz de abrigar seres cristalinos e os sonhos do homem no jardim. Cheio de luz e transparência, o gazebo é uma estrutura coberta instalada no meio do jardim. No seu interior, fotos de crianças brincando com água, numa relação de inocência e limpeza, peixes e materiais que têm como fundo as cores do arco-íris, do lilás ao turquesa.
Será também na área externa a participação hors concours da artista plástica Yoshiya Nakagawara. A obra de Yoshiya nascerá, literalmente, na forma de concreto e gesso, de uma parede vazia que acompanha o corredor de circulação. Trata-se de um círculo de 2m x 2m, com cinco centímetros de profundidade, cheio de cor e luz. Vou usar cores claras e a forma redonda para dar mais amplidão ao espaço, diz a artista plástica, que também exporá luminárias-escultura, com um detalhe: Elas não têm luz, serão iluminadas por outras luminárias convencionais, adianta ela.
Eventos paralelos Uma programação paralela dará suporte cultural e técnico à Mostra. No dia 13, a engenheira ambiental Clarice Pacheco, fundadora do Feng Shui Instituto Brasil, falará sobre as bases filósoficas dessa arte milenar chinesa, que ensina a organizar, com harmonia, os espaços dentro de casa. No dia 22, a decoradora Carolina Szabó, presidente da Associação Brasileira de Decoradores, fará uma palestra sobre ética profissional, além de comentar sobre as últimas novidades em decoração. Diariamente, a organização do Mostra promoverá a Clínica de Interiores, em que um arquiteto ficará à disposição dos visitantes, interessados em fazer uma consulta gratuita sobre dúvidas relacionadas à decoração.


