Cidade tem faculdade pioneira
Além de pioneiros com refinamento intelectual, Jacarezinho deve à Igreja Católica parte da herança cultural que levou a cidade a sediar a primeira instituição de ensino superior do interior do Estado e a abrigar uma das mais conceituadas faculdades de direito do Paraná.
A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras conta com seis cursos e cerca de 2 mil alunos. Foi a primeira do interior do Estado, fundada em 1959 pelo bispo Dom Geraldo da Proença Sigaud. A Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro, inaugurada em 1968, fruto da associação de 15 advogados da cidade, mantém padrão de excelência e obteve conceito A na última edição do Exame Nacional de Cursos, do Ministério da Educação. Nela estudam 350 estudantes. Outra instituição pública de ensino superior da cidade é a Faculdade de Educação Física, com 322 alunos.
A implantação da Diocese, em 1926, que abrangia a metade norte do Estado também contribuiu para a estrutura educacional, instalando colégios de 2º grau. A presença de bispos dedicados a atividades culturais, como Dom Sigaud e Dom Pedro Filipak, deu fama aos seminários da cidade, que já formaram 61 padres e um bispo.
Prova da importância da vida religiosa em Jacarezinho é a imponente catedral, construída entre 1942 e 1949, em estilo basilical. Ansiosa com a construção em fase final de acabamento, a população teve que aguardar anos a confecção dos afrescos para adentrá-la. O artista plástico responsável pelas pinturas, o carioca Eugênio Sigaud, irmão do bispo da época, causou polêmica ao revelar o resultado de seu trabalho. Em vez de santos, Sigaud preferiu retratar a saga dos pioneiros e de personalidades locais. Alguns acham uma heresia, outros a consideram uma obra-prima.

mockup