É apostando nos pequenos produtores que a Cooperativa Agropecuária de Londrina (Cativa) se mantém como a maior produtora de leite da região Norte do Paraná. Apesar das dificuldades financeiras que passou há alguns anos por causa da entrada de grandes empresas no mercado, a marca não perdeu sua tradição e qualidade. A cooperativa atualmente tem cerca de 400 produtores ativos que entregam cerca de 80 mil litros de leite por dia. Em 2002, a receita bruta da cooperativa foi de R$ 22 milhões.
A Cativa surgiu em 1964 e, em seus tempos áureos, teve mais de 1,5 mil associados, chegando a produzir em média 120 mil litros de leite por dia. Fabricava produtos derivados do leite como requeijão e queijo parmesão que receberam prêmios pela qualidade. Mas a entrada das gigantes do laticínio no mercado brasileiro fez com que as pequenas empresas perdessem potencial competitivo, diminuindo a produção e acabando com os derivados.
A forma que a Cativa encontrou para sobreviver foi se unir a sete cooperativas formando a Cooperativa Central Agroindustrial (Confepar). Assim, centralizou-se a industrialização e distribuição do leite. ''Juntar toda a produção em um local só foi a forma de cortar custos, uma vez que temos despesas com um único parque de produção. Isso nos tornou muito mais competitivos'', explica Adir Salla, presidente da Cativa.
A parceria deu certo. Hoje a Cativa é a maior filiada da Confepar com 33% de toda produção. Os produtos negociados com a marca hoje são o leite pasteurizado, longa vida e em pó, e os subprodutos como a manteiga e o creme de leite.

mockup