Autoconfiança também provoca acidentes
PUBLICAÇÃO
sábado, 18 de agosto de 2001
Maranúbia Barbosa<BR>De Londrina 
O número de acidentes envolvendo motocicletas em Londrina nos primeiros oito meses do 2001, aumentou em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro até agora a Companhia de Trânsito (Ciatran) registrou 814 acidentes com motociclistas, sendo que em todo o ano de 2000 aconteceram 1211 ocorrências.
A média nos oito primeiros meses do ano anterior é de 800 acidentes. Em Londrina, de acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), existem 30 mil motocicletas.
Segundo os dados da Ciatran, das ocorrências como motocicletas, 519 foram com vítimas, 305 sem feridos e 12 condutores mortos. No ano de 2000, foram 862 acidentes de motocicletas com vítimas, 349 pessoas saíram ilesas e 25 pessoas morreram conduzindo motocicletas.
Conforme a CMTU, das 30 mil motocicletas que circulam na cidade, 600 são mototaxistas regulamentados e 180 estão em vias de regularização. A CMTU não tem idéia de quantos mototaxistas clandestinos atuam na cidade, mas com a uniformização das características dos veículos, no colete e capacete dos condutores e passageiros, será mais fácil para os fiscais identificarem quem traféga irregularmente. Na opinião do presidente da CMTU, Wilson Sella, a tendência da categoria, por pressão dos mototaxistas que já estão atuando legalmente, é a regulamentação.
De acordo com uma das integrantes da Comissão de Trânsito do Conselho Regional de Psicologia (CRP), Mariana Terra, a autoconfiança e a imprudência são as principais causas dos acidentes envolvendo motociclistas. No trânsito, explica a psicóloga, a motocicleta deveria ocupar o mesmo espaço que o carro. Contudo, observa Maria Terra, o que se vê nas ruas são motociclistas 'costurando' entre os carros e entrando em qualquer espaço. ''Ele se expõe, coloca em risco sua vida e de outras pessoas que estão no trânsito'', afirma Mariana Terra.


