A prevalência de carros, motos e outros veículos particulares sobre o ônibus está se acentuando nos principais centros urbanos do Paraná. Segundo dados obtidos pela FOLHA, nas três maiores cidades paranaenses a busca pelo transporte privado vem aumentando muito mais do que a procura pelo transporte público nos últimos anos. Em Curitiba, a frota de veículos automotores cresceu 29,97% entre 2007 e 2012; em Londrina, o aumento foi de 38,99%, e em Maringá, de 49,01%.

Por outro lado, em cinco anos o número de usuários do transporte coletivo variou apenas 7,12% em Londrina e 6,67% em Maringá, enquanto em Curitiba houve até um pequeno decréscimo (2,15%).

Com mais veículos em circulação, mais poluição, congestionamentos e acidentes. Segundo informações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em Maringá, que registrou aumento mais acentuado de frota entre as maiores cidades paranaenses, ocorreram 3,9 mil acidentes no primeiro semestre deste ano - 2,1 mil deles tiveram vítimas. Foi o maior número de acidentes do Estado, superior até mesmo a Curitiba, onde foram registradas 3,8 mil ocorrências no período.


Leia a reportagem completa de Fábio Galão em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

Leia Também:

- Pesquisador fala em 'uso racional' do carro - ''Não devemos criar barreiras para a compra de veículos. A indústria automobilística é forte, gera empregos, arrecadação de tributos. As pessoas precisam ter acesso a esse bem durável. As políticas têm que se ater ao uso racional do veículo. Na Europa, a taxa de motorização é altíssima, mas as pessoas não usam o carro no dia a dia. Durante a semana, usam o transporte público, a bicicleta. O carro é para os finais de semana, viagens eventuais''

- Gestores públicos defendem investimentos - Os órgãos responsáveis pela gestão do transporte público nas três maiores cidades paranaenses informaram à FOLHA que estão sendo adotadas medidas para melhorar a qualidade e estimular a utilização dos sistemas.

mockup