Apreensões de crack aumentam 2.300% no Paraná
PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de janeiro de 2012
Redação FolhaWeb 
Reportagem especial da FOLHA neste domingo destaca que o fechamento das estatísticas de 2011 do Narcodenúncia - parceria das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal - no Paraná revelou uma realidade estarrecedora. Enquanto as apreensões de cocaína e maconha estão em declínio no Estado, as de crack estão numa escalada alucinante, principalmente nos últimos três anos. Do total de 9,9 milhões de pedras apreendidas desde junnho de 2003, mais da metade foram retiradas de circulação entre 2009 e 2011.
Em dezembro do ano passado, o Governo Federal anunciou o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, com a promessa de investir R$ 4 bilhões até 2014 na prevenção, tratamento e repressão. Pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CMN) aponta que 98% dos municípios brasileiros têm demandas relacionadas com o tráfico e uso de crack para resolver.
Especialistas criticam que a forma de enfrentamento adotada por São Paulo - de acabar com as cracolândias, espalhando os usuários - não resolve a questão. No Paraná, enquanto isso, os poucos dependentes que conseguem vagas em centros de recuperação contam como é difícil se livrar da droga e de todos os problemas dela decorrentes.
Confira a reportagem completa na edição da FOLHA deste domingo.


