Ambiente renovado ganha nova função
PUBLICAÇÃO
domingo, 28 de junho de 1998
Celina Alonso Az 
Marcos NegriniSimples e criativoA livraria, projeto da arquiteta Cristiane Moreno: entre os mais elogiados na Casa DecoradaTerminou ontem a Casa Decorada Exibição 98, de Maringá que revelou muitos talentos da arquitetura e decoração, designers, paisagistas e em especial da mão-de-obra da região. Dos 27 ambientes da Casa alguns foram muito comentados e elogiados pelo público. Entre as unanimidades está a livraria criada pela arquiteta Cristiane Moreno que depois de passar 12 anos em Londrina acaba de mudar seu escritório para Maringá.
A Casa Decorada revelou alguns talentos e consolidou outros. Entre as unanimidades que foram elogiadas pelo público estão o quarto de casal de Bella Celidônio, o home theatre de José Angelo Mincache e Cristina Bittencourt, o quarto do rapaz de Fernando Farinazo, Luiz Cabrel, Maria Lucia Mundo e Katia Sala e o home office de Andrew Meira.
Os banheiros de Saleth Singh Galles de Paulo Romani e de Ana Falavigna, o quarto de Simone de Carvalho, a sala de almoço de Fátima Dias e o bar executivo de Andrea Torchi também inovaram em técnicas, texturas e em sugestões de novos materiais. A ousadia do living de Marta Marangoni e o music hall de Luiz Mori Neto e de Tania Carraro também receberam ótimas críticas dos profissionais da mostra e do público. As cores e a praticidade da cozinha de Tânia Galvão e de Aníbal Verri Júnior ganharam elogios dos visitantes.
Uma das soluções criativas e simples apresentadas na Casa Decorada, foi a livraria projetada pela arquiteta Cristiane Moreno que também assina o jardim da praça da cultura da Mostra. Ela usou o espaço onde funcionava a lavanderia e transformou num casulo intelectual minimalista cheio de luz. A marca do projeto é a leveza.
Normalmente em livrarias os espaços são meio conturbados. Os livros são elementos decorativos e podem poluir o visual. Procurei criar peças neutras usar espelhos e blindex para dar maior amplitude ao ambiente, diz a arquiteta.
As paredes claras e as estantes em marfim dão o toque minimalista e ganham beleza na simplicidade das linhas e cores. O piso em porcelanato em três tons e dimensões diferentes valorizam o ambiente. As estantes são pequenas vitrines onde aparecem os livros de arte. Sustentadas por estrutura tubular cromada para ganharem ainda mais leveza, elas não encostam nas paredes, e recebem iluminação embutida.
E os espaços mais altos, geralmente mal aproveitados, no projeto de Cristiane Moreno ganham uma solução que ao mesmo tempo é inovadora e usual. Ela criou uma escada tubular que corre em trilhos facilitando o acesso às prateleiras superiores.


