BRASÍLIA - A votação da emenda da reeleição beneficiou a rede hoteleira de Brasília, acostumada a poucos hóspedes nos três primeiros meses do ano. Ontem, quase todos hotéis de três a cinco estrelas estavam ocupados. Alguns não aceitavam mais reservas para hoje, quando a Câmara deve decidir sobre a reeleição do presidente da República.
A grande procura por vagas no Garvey Park Hotel surpreendeu a encarregada de reservas, Sandra Gomes Ferreira. Ela espera que hoje os 108 apartamentos estejam lotados. No Hotel Nacional a movimentação também grande. A procura de reservas animou a gerência do hotel, que espera faturamento alto até amanhã.
‘‘O nosso termômetro será a votação’’, disse o vice-presidente do Sindicato dos Hotéis de Brasília, Evandro Alves da Cruz. ‘‘Se sair nos jornais que a emenda não será mais votada, todas as reservas que ainda estão sendo feitas serão canceladas.’’ Segundo Alves, os meses de janeiro, fevereiro e até início de março é de baixa estação na rede hoteleira de Brasília. ‘‘A expectativa é lotar todos os hotéis estes dias’’, diz Alves.
O hotel Phenícia não aceita mais reservas. O Hotel Eron recebeu, em apenas um dia, mais de 40% de pedidos de reservas.