No Paraná, os candidatos a deputado federal usaram o primeiro programa na TV praticamente para se apresentar. ‘‘Você já me conhece’’ foi o bordão comum. O tempo é curto e, o discurso não chegou a empolgar. Além da rápida mensagem, todos fizeram questão de marcar o número. No caso dos candidatos do PPB, uma urna eletrônica mostrava a foto e o número de cada um.
O ex-prefeito de Curitiba e candidato a deputado, Maurício Fruet (PMDB), que sofreu um infarto na semana passada, ainda se recupera. O filho dele, Gustavo, foi substitui-lo na TV. Também falou em defesa de Fruet o candidato do PMDB ao governo do Estado, senador Roberto Requião. ‘‘Em 15 dias ele estará de volta para retomarmos a campanha’’, anunciou.
O candidato do PSN a deputado, Emerson Nerone, foi o único a incluir na telinha a comunicação para surdos-mudos. ‘‘Sou autor da lei que instituiu a mensagem para surdos-mudos’’, disse.
Os candidatos da coligação do governador tiveram como cenário uma grande foto de Jaime Lerner (PFL) ao fundo. Entre uma mensagem e outra, a marca e o número de governador apareciam.
Alguns candidatos apresentam grande dificuldade com a câmera.
O primeiro dia do horário gratuito dominou os comentários na Câmara de Vereadores de Londrina ontem à tarde. A maioria dos vereadores criticou os programas. Os vereadores Moysés Leônidas (PDT) e Célio Guergoletto (PMDB), candidatos a deputado estadual, reclamaram principalmente da falta de oportunidade para falar. ‘‘O que eu vou falar em 10 segundos?’’, questionou Leônidas, que só vai mandará sua foto para os programas.
Os candidatos a governador, ao Senado e a deputado estadual estréiam hoje no rádio e na TV.

mockup