Vitor Buaiz pede ajuda a Cardoso
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 26 de agosto de 1997
Agência Estado Brasília 
Acompanhado da bancada do Espírito Santo, o governador Vitor Buaiz (sem partido) teve ontem seu primeiro encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso após deixar o PT. Saiu com a garantia de que o Ministério do Planejamento vai estudar a inclusão de projetos para seu Estado no Brasil em Ação - principal programa de obras do Palácio do Planalto. É claro que melhora o clima, disse Buaiz referindo-se à sua saída do PT.
É a primeira vez que a bancada age em conjunto, numa demonstração de patriotismo pelo Estado, declarou o líder do governo no Senado, Élcio Álvares (ES). Apenas os deputados Luiz Buaiz (PL), primo do governador, e o petista João Coser não foram ao Planalto. Luiz Buaiz está com problemas de saúde e João Coser, único deputado federal pelo PT capixaba, afirmou que faltou porque seu vôo para Brasília atrasou.
Buaiz descartou sua filiação a um partido neste momento. Estou debruçado sobre o problema do Estado, justificou. Para o governador, escolher um determinado partido criaria problemas. Tenho um senador do PFL, um do PSDB e um do PMDB: vai me ajudar em alguma coisa me filiar?, indagou. Não preciso de mais inimigos, preciso de amigos.
O governador comemorou o resultado de uma pesquisa segundo a qual 48% dos capixabas afirmaram ser favoráveis a sua saída do partido, concretizada no último dia 11. Melhorou a visão que a população tem do governo, os conflitos criavam um clima de insegurança. Buaiz enfrentou problemas com deputados estaduais do PT que boicotaram projetos do governo na Assembléia Legislativa, impedindo a realização da reforma aministrativa e a privatização de empresas - exigências feitas pelo governo federal como contrapartida de renegociação da dívida pública dos Estados.
O governador conversou com o presidente sobre questões do Estado e fez uma série de pedidos. Entre eles, a inclusão de dois projetos _-Porto de Barra do Riacho e Ferrovia Litorânea Sul - no Brasil em Ação. Ele solicitou ainda apoio à proposta de aumento do percentual do Fundo de Participação dos Estados (FPM), de 1,5% para 3%. O governador defendeu também a inclusão do Estado na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Os parlamentares capixabas estão trabalhando para incluir o Espírito Santo no Polígono das Secas, a fim de que Estado possa usufruir de incentivos fiscais. Buaiz comentou que o Espírito Santo perdeu duas montadoras - Asia Motors e Kia Motors - para o Nordeste, por causa dos incentivos fiscais dados às montadoras. No Norte do Estado, estamos há seis meses sem chuva e temos um grande área desértica, lembrou.


