O candidato a vice-presidente da República na chapa de Ciro Gomes (PPS), o sindicalista Paulinho Pereira (PTB), negou ontem, em Londrina, qualquer crise na Frente Trabalhista, formada pelos dois partidos mais o PPS, e anunciou a adesão do PFL a campanha.
''Nos reunimos de segunda para terça, na casa do Leonel Brizola para definir o programa até as eleições. Até os problemas entre o Roberto Freire (PPS) e o Jorge Bornhausen, do PFL, foram superados. Resolvemos definitivamente os problemas da Frente Trabalhista e, agora, com a adesão do PFL no comando da campanha'', relatou. ''O PFL é um partido que deve eleger 100 deputados. Agora que o povo começa a decidir o voto, mais de 40% ainda não decidiu, temos um prazo razoável ainda e o o PFL é uma grande força'', complementou.
Segundo o presidente licenciado da Força Sindical, a única resistência na coligação com o PFL, é o apoio do ex-senador Antonio Carlos Magalhães. ''A única coisa que o Roberto Freire pediu é para que não trouxéssemos o ACM para as reuniões, porque eles não se dão, brigam há muitos anos.''
Pereira também refutou a possibilidade de renúncia de Ciro Gomes, devido a queda nas pesquisas de intenção de voto. ''Isso é mais uma armação. Você acha que nós estamos próximos de ir para o segundo turno e ganhar as eleições, a gente vai renunciar?'', disse.
Conforme o sindicalista, para garantir o segundo turno, a reta final da campanha deverá se firmar em três frentes: ''reconstrução da imagem de Ciro Gomes, bater no candidato do governo e falar das propostas''.
De acordo com Pereira, os últimos 25 dias de campanha serão suficientes para reverter a queda nas pesquisas. A pesquisa do instituto Vox Populi, divulgada ontem, mostra a queda de 3 pontos percentuais de Ciro, caindo para 17,7%, contra 19% de José Serra. ''Na verdade não foi o Serra que subiu, nós que entramos embaixo dele. Ele (Serra) voltou ao patamar que ele tinha quando começou a campanha'', analisou.
Pereira atribuiu as denúncias de irregularidades na aplicação de recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), enquanto dirigia a Força Sindical, à ''armação política''.
Ontem à noite, Pereira realizou comícios em Arapongas e em Londrina. Ciro Gomes deverá fazer campanha no Paraná na próxima semana.

mockup