Os vereadores de Londrina protocolaram nas últimas semanas seis pedidos de indicações para que a Prefeitura inclua outras categorias como prioridade na campanha municipal da vacinação contra o novo coronavírus. Funcionários de mercados, farmácias, guardas municipais, coletores de lixo, motoristas de aplicativos e de ônibus estão na lista de sugestões feitas ao Executivo por meio de requerimento formal.

Imagem ilustrativa da imagem Vereadores sugerem inclusão de novas 'categorias' em grupos prioritários para vacina Anti-Covid
| Foto: Reprodução

Para o vereador Giovani Mattos (PSC), a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina deveria incluir os profissionais de farmácia (farmacêuticos e atendentes) nas fases prioritárias do cronograma municipal de vacinação. Em outro requerimento de indicação, o parlamentar inclui colaboradores de mercados, minimercados, supermercados e hipermercados nas fases prioritárias do cronograma municipal de vacinação. "São profissionais que não pararam em nenhum momento desde o início da pandemia, inclusive são locais com fluxo de pessoas que aumentou neste período. A nossa ideia não é só proteger os funcionários, mas todos que frequentam esses estabelecimentos, visto que são duas atividades essenciais." cobrou o vereador eleito para primeiro mandato.

O vereador Deivid Wisley (Pros) requer, por meio da indicação ao Executivo, a inclusão dos motoristas de táxi e aplicativos (Uber, POP, 99, dentre outros), bem como profissionais que atuam nos terminais urbanos de transporte coletivo, no cronograma do Plano de Vacinação contra a Covid-19 no município. "A presente proposição é para atender pessoas que lidam com grande público e podem ser eventuais vetores para transmissão do vírus. A vacinação desses trabalhadores colaborará para aliviar a curva de contágio e consequentemente a sobrecarga no sistema de saúde", justificou Wisley. No plano municipal de imunização motoristas do transporte público entram como prioridade na 4ª fase, e representam um universo de 1.200 pessoas. O plano não inclui motoristas de aplicativos e taxistas.

Já a vereadora Lenir de Assis (PT) cita em seu pedido de inclusão para o grupo prioritário os cidadãos em situação de vulnerabilidade, professores e funcionários da área da Educação, profissionais da Assistência Social, motoristas do transporte coletivo local, coletores de lixo, estudantes de todos níveis de ensino, população de rua e outros. "Essa indicação foi feita ainda no início de janeiro, quando não havia encaminhamento das vacinas. No meu ponto de vista outros profissionais como da assistência social precisam ser levados em consideração porque nunca pararam de atender a população mais vulnerável. Com a pobreza aumentado, esse grupo precisa estar nesta lista de prioridades"

O cronograma da prefeitura inclui professores do nível básico ao superior na 4ª fase da campanha. Moradores de rua e trabalhadores do transporte (rodoviário, aéreo e caminhoneiros) entram nesta quarta etapa. Já o plano não especifica coletores de lixo, profissionais da assistência social e estudantes entre grupos prioritários.

Por sua vez, o vereador Ailton Nantes (PP) reforçou por requerimento a inclusão de pessoa com deficiência severa ou permanente que necessita de acompanhante, bem como o seu acompanhante ou cuidador. Segundo o plano municipal, neste caso as pessoas com deficiência estão contempladas como público-alvo da 4ª fase da campanha que deve atingir 38.500 pessoas. Entretanto, os acompanhantes não estão elencados como prioritários.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada pela FOLHA, a Secretaria Municipal de Saúde informou apenas que irá se pronunciar após receber oficialmente as indicações dos vereadores.