Desde que a polêmica sobre a proporção entre a população e o número de vereadores chegou à Justiça, os ocupantes do Legislativo londrinense ficaram obcecados em saber quantas pessoas moram no município. Ontem, o vereador João Dib Abussafi Filho (PMDB) apresentou uma pesquisa da Sanepar que aponta que Londrina teria 540.077 habitantes.
O número é baseado num dado de que 149.570 domicílios da área urbana e dos distritos de Londrina têm ligação de água. Segundo um coeficiente adotado pela empresa de que há 3,47 ocupantes por domicílio, seriam ao todo 520.063 pessoas. A conta seria fechada por números da população rural e dos assentamentos.
Os dados contrariam o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2000, que apontou que Londrina teria 447.065 habitantes, e uma estimativa do Instituto divulgada no segundo semestre do ano passado que indicou que essa população teria aumentado para 467.334 pessoas.
Na última terça-feira, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ) derrubou parcialmente a liminar que reduzia o número de vereadores de 21 para 15. O TJ determinou que a Câmara se adequasse a tabela do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a proporção entre população e número de vereadores. Se forem levados em conta os dados do último Censo do IBGE, Londrina teria 18 vereadores.
Para que o número de 21 cadeiras seja mantido, os vereadores querem provar que a cidade tem uma população superior ao divulgado pelo Instituto. Ontem, a Câmara aprovou requerimento para que seja solicitado ao IBGE um novo levantamento do número de habitantes do município. O presidente da casa, Orlando Bonilha (PL), disse que cogita contratar outras instituições para fazer o mesmo trabalho.

mockup